Terça-feira, Julho 15, 2025
spot_img

Vulcan investe 24 milhões de meticais na formação profissional de jovens em Moatize

A mineradora indiana Vulcan acaba de iniciar um novo ciclo de formação técnico-profissional destinado a 500 jovens provenientes de bairros urbanos e comunidades rurais de Moatize, com um investimento superior a 24 milhões de meticais.

Segundo uma publicação do jornal Rigor, a iniciativa reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento social e económico sustentável nas zonas onde opera, apostando na capacitação prática como via para a geração de emprego e promoção da inclusão produtiva.

Durante a cerimónia de lançamento deste programa de formação, que decorreu em Moatize, o governador da província de Tete, Domingos Viola, destacou o impacto transformador da qualificação profissional na vida das comunidades.

“Renovamos o nosso reconhecimento à Vulcan pela sua contribuição na formação destes jovens. Acreditamos que, ao fim do programa, várias famílias terão as suas vidas melhoradas, pois as habilidades adquiridas permitirão a criação de rendimentos através do empreendedorismo e a inserção no mercado de trabalho”, afirmou.

O processo de recrutamento e selecção foi conduzido por uma comissão técnica multissectorial, composta por representantes do Governo Distrital, do Conselho Municipal de Moatize, do IFPELAC, de líderes comunitários e juvenis, garantindo transparência e inclusão.

Para o representante da Vulcan, Pedro Muendane, a visão da empresa é olhar para a educação como um dos pilares do progresso sustentável. “Mais do que os 24 milhões de meticais investidos, o que conta é o produto final: jovens preparados para os desafios do país, capazes de fazer a diferença nas suas comunidades”, sublinhou.

Desde 2023, a empresa já capacitou mais de 1750 jovens em diferentes programas de formação, um esforço contínuo para promover a inclusão produtiva e dotar a juventude de competências práticas.

A formação será implementada pelo IFPELAC, parceiro estratégico da Vulcan, e abrangerá diversas áreas técnicas, incluindo Mecânica e Electricidade de Manutenção Industrial, Electricidade Instaladora, Serralharia Civil, Frio e Climatização, Canalização e Informática, entre outras.

Noticias Relacionadas

Empresariado moçambicano defende a criação de um banco agrícola para dinamizar a produção

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), a...

Porto seco zambiano em Nacala reforça comércio e corta custos na região

Moçambique vai disponibilizar uma área de terra para que...

BCI e Sir Motors lançam programa de mobilidade sustentável para educação infantil com autocarros eléctricos

O Banco Comercial e de Investimentos (BCI), em parceria...

Moçambique vai receber mais investimentos do Brasil e Egipto

Os Embaixadores do Brasil e do Egipto manifestaram, ontem,...