Quarta-feira, Outubro 9, 2024
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WELELA uma nova plataforma de negócios para Moçambique

Shaida Seni é uma empreendedora de mão cheia. Trabalha há mais de 27 anos em desenvolvimento de Micro, Pequenas e Médias Empresas – MPMEs e melhoria do ambiente de negócios.

O Profile conversou com Shaida sobre o seu novo projecto denominado WELELA, que surge como continuação da sua paixão pelas MPMEs.

Shaida

 

Como começou a WELELA?

WELELA é uma empresa moçambicana que surgiu em 2019 como uma solução de acesso ao mercado para MPMEs em Moçambique.

O projecto iniciou como um departamento dentro da sua empresa irmã denominada PRACTIVA, Lda. Trabalhava em empreendedorismo, liderança intermédia, liderança feminina, alegria no trabalho e sistemas de preparação de sucessão.

VEJA O VÍDEO DA WELELA

“Nesta altura, procurávamos uma solução viável para melhorar o acesso ao mercado às MPMEs, com potencial de crescimento. Empresas que tinham dificuldades em alargar o seu mercado e pouca visibilidade e acessibilidade”, revelou Shaida.

Depois de muita exploração de mídias sociais e outras ferramentas, a empresária viu a necessidade do desenvolvimento de uma solução local. Um solução com capacidade de funcionar no contexto e condições existentes.

Foi nesse enquadramento que surgiu a plataforma marketplace WELELA. O departamento tornou-se numa empresa independente e autónoma e que hoje conta já com mais de 1000 lojas virtuais.

welela

Qual é o público-alvo e o critério para fazer parte da WELELA?

A WELELA destina-se às MPMEs que actuam em Moçambique e permite dar visibilidade, acessibilidade e “encontrabilidade”. Este modelo funciona a partir da migração digital gradual e da digitalização do seu ponto de vendas.

As MPMEs alcançam desta forma um mercado mais abrangente para apresentação das suas propostas e produtos que ficam desta forma mais acessíveis a serem encontradas no mercado online.

Para fazer parte basta ser empreendedor sério, honesto e consistente, com vontade de promover o crescimento do seu negócio e cumprir as suas promessas ao mercado e aos clientes.

Como as empresas podem utilizar a WELELA e quais as suas vantagens?

Basta a empresa fazer o seu registo na plataforma e a criação da sua loja virtual.

A plataforma é bastante intuitiva e responsiva, permitindo o uso através de qualquer dispositivo com acesso a internet.

Uma vez registada na plataforma a empresa estará pronta para ser apresentada. O público-alvo varia entre instituições governamentais, embaixadas, ONGs e mega projectos. O objectivo é chegar a as instituições com intenções de proceder ao procurement de empresas locais.

Nos últimos 4 meses permitiu o acesso ao mercado e a e-pagamentos em 5 províncias do País: Maputo Cidade, Maputo Província, Nampula, Zambézia e Sofala.

A WELELA ESTÁ EM TODAS AS PROVÍNCIAS – VEJA O VÍDEO

De onde vem o investimento para a implementação deste negócio?

Até ao momento, a WELELA, Lda tem sido financiada principalmente por meios próprios da sua estrutura societária.

O advento da pandemia de COVID19 levou ao alargamento do tempo do ponto de equilíbrio previsto (break even point), para garantir a continuidade operativa da plataforma, bem como a contínua manutenção e upgrades necessários.

Um dos custos consideráveis que a WELELA assume como parte de sua responsabilidade social são na educação do mercado e na capacitação de empreendedores para o uso de soluções digitais.

Esta capacitação permite o primeiro contacto de empreendedores mais jovens e às mulheres, em localizações remotas, com o uso de soluções digitais para o negócio.

O projeto tem sido co-financiado por parceiros sensíveis à causa da continuidade de negócios das MPMEs locais, principalmente após o impacto da pandemia de coronavírus.

Alguns dos parceiros que têm prestado apoio são a FSDMoç, UKAID e Embaixada da Suécia.

Qual é o grande desafio nesta época da Covid-19?

A pandemia de COVID19 trouxe desafios para todos os sectores, que tiveram que se reinventar para fazer face ao novo normal.

Para WELELA, Lda em particular, o principal desafio reside no custo e fiabilidade da infraestrutura de comunicação (acesso à internet) bem como na possibilidade e capacidade de realizar eventos presenciais para educação de mercado.

No entanto, a pandemia não trouxe apenas desafios, mas também grandes oportunidades. Uma delas foi a de se repensar nos modelos de negócios, capacidade de se reposicionar no mercado e até de encontrar novas formas e propostas de mercado para muitas empresas.

A digitalização do negócio já não é coisa do futuro, está a acontecer, é o presente e não é contornável. Os negócios resistentes ao online correm o risco de ficarem no passado e desactualizados. Isso trará impactos relevantes para sua imagem, visibilidade, acessibilidade e, principalmente, “encontrabilidade”.

Existem alguns casos de sucesso que surgiram com a plataforma?

A WELELA tem promovido eventos presenciais e virtuais, para educação do mercado e promoção de uso de soluções digitais. Esses eventos em Moçambique têm tido grande aderência de empreendedores jovens, mulheres e homens, bem como por empresas já estabelecidas.

Parcerias e memorandos de entendimento (MoU) permitiram uma integração mais efectiva e fortalecimento do ecossistema empreendedor em Moçambique. O que tem promovido potenciais oportunidades de negócios e parcerias entre os diversos actores do mercado.

Os exemplos de sucesso da plataforma são muitos. Um deles foi a criação da loja virtual de uma empresa localizada em Marromeu. Outro a realização, com sucesso, da implementação de soluções digitais em Mocuba e em Magude.

Quais têm sido as acções desenvolvidas paralelamente ao estabelecido no projecto?

Para além dos eventos de educação de mercado, a WELELA também realiza eventos denominados tea talks. Estes são sessões de partilha de ferramentas de gestão de negócios para apoiar o crescimento das MPMEs.

Nesses eventos são difundido também temas sobre Marketing digital, estratégia de preços, CRM, gestão financeira, gestão de custos, gestão de processos, etc.

Quais são as suas expectativas da WELELA para o futuro?

A WELELA projecta alojar mais de 2.000 lojas virtuais de MPMEs, representativas de todas as províncias do país até finais de 2021.

A empresa irá também lançar novas funcionalidades até finais de Julho de 2021. Os updates irão garantir mais visibilidade, acessibilidade e “encontrabilidade” das lojas virtuais. Por outro lado irão permitir o uso integrado de marketing digital, pagamentos e entregas.

Website: www.welela.co.mz

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