Sexta-feira, Julho 19, 2024
spot_img

Xi Jinping: Coexistência pacífica é linha fundamental que China e EUA devem manter

O presidente chinês, Xi Jinping, assinalou na quarta-feira (15) que a coexistência pacífica é uma norma básica das relações internacionais e é a linha fundamental que a China e os Estados Unidos devem manter.

Ao proferir um discurso durante um banquete de boas-vindas organizado por grupos amistosos norte-americanos, Xi Jinping apontou que tomar a China, que persiste no desenvolvimento pacífico, como uma ameaça e promover o jogo de soma zero, de que “eu vou ganhar só quando você perder e você vai prosperar só quando eu declinar” é caminhar em direção desviada.

O líder chinês afirmou que alcançou consensos importantes com o presidente norte-americano, Joe Biden, de que os dois países vão lançar mais medidas para facilitar os contatos interpessoais e intercâmbios culturais entre os dois países, incluindo o aumento de voos diretos de passageiros, a realização de diálogos turísticos de alto nível e o aprimoramento do processo de solicitação de vistos.

Xi Jinping anunciou que a China está disposta a convidar 50 mil jovens norte-americanos para o país em programas de intercâmbio e estudo nos próximos cinco anos para aumentar os contatos entre os dois povos, especialmente entre os jovens.

O presidente chinês afirmou que a esperança das relações entre China e EUA reside nas suas populações, a sua base é estabelecida pelos dois povos, o seu futuro é criado pelos jovens das duas nações e o seu dinamismo fica nos intercâmbios inter-regionais.

Xi Jinping assinalou que o respeito mútuo é uma etiqueta básica para a convivência entre as pessoas e é uma norma fundamental para a convivência entre a China e os Estados Unidos. Os caminhos de desenvolvimento dos dois países são diferentes, mas ambos foram selecionados pelos próprios povos e se dirigem aos valores comuns de toda a humanidade, motivo pelo qual ambos devem ser respeitados.

Tradução: Paula Chen

Revisão: Diego Goulart

Entrevistas Relacionadas

Amantes da Liga dos Campeões vivem emoções da final em Maputo

A Liga dos Campeões da UEFA, a chamada liga...

Projecto PROMOVE Comércio e Ministério da Indústria e Comércio Capacitam Quadros em Conformidade de Padrões da UNIDO

O Projecto PROMOVE Comércio e Ministério da Indústria e...

Business EXPO, 26 de Abril de 2024

Business EXPO, um evento que destaca a diversidade e...

Agência do Zambeze investe 40 Milhões de meticais no programa piloto de produção orgânica

Decorreu esta terça-feira (20), na Agência do Zambeze actos...