O Governo de Moçambique, através da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego, anunciou que irá desembolsar 75 milhões de meticais para financiar 50 projectos de geração de rendimento na província da Zambézia. Este apoio financeiro faz parte do programa “Agora Emprega” e visa desenvolver os distritos desta região central do país.
Oswaldo Petersburgo, secretário de Estado da Juventude e Emprego, afirmou que a verba será disponibilizada em breve e ressaltou que o objectivo principal é apoiar iniciativas focadas no desenvolvimento local. “Ao todo, foram submetidos 1123 projectos de jovens, mas apenas 50 foram qualificados, reunindo condições para ter acesso ao financiamento por meio do ‘Agora Emprega’. Os beneficiários mostraram-se satisfeitos e vamos iniciar com as actividades previstas”, explicou.
Petersburgo também destacou que o programa segue altos padrões de transparência, e alertou que qualquer tentativa de corrupção não será tolerada. O ‘Agora Emprega’ é uma competição de planos de negócio destinada a apoiar o crescimento de Micro, Pequenas e Médias Empresas, criando oportunidades de emprego sustentável para jovens moçambicanos. Podem concorrer mulheres e homens, dos 18 aos 35 anos, de nacionalidade moçambicana e que residam em Moçambique durante a implementação da competição.