Sexta-feira, Julho 19, 2024
spot_img

Zâmbia pode abrir nova linha para transportar produtos petrolíferos do Porto da Beira

A intenção foi manifestada na passada quinta-feira, dia 6 de Abril, no âmbito da visita de Estado que o Presidente da Zâmbia efectuou a Moçambique na semana passada, durante a qual se deslocou ao porto da Beira para conhecer o processo logístico de transporte de carga em trânsito para o seu país.

Só no ano passado, a Zâmbia importou e exportou, de e para vários países, diversos produtos, com destaque para milho, fertilizantes e minérios como cobre e níquel, com passagem pela infra-estrutura portuária moçambicana, uma movimentação portuária que ronda os 30 milhões de toneladas.

“No ano passado, movimentamos cerca de 99 mil contentores”, disse à Televisão de Moçambique (TVM) um dos gestores do porto da Beira.

Com passagem pelo terminal de contentores e depois pelo terminal de combustíveis, o estadista zambiano reafirmou a intenção de abrir uma nova linha de importação de combustíveis com a construção de um oleoduto.

Segundo o ministro moçambicano dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, “a ideia é mudar a actual forma que a Zâmbia utiliza para transportar combustível para o seu país, estando também interessado no aumento da utilização do terminal de contentores e carga geral”, ele disse.

Com a operacionalização do projeto, Mateus Magala projeta um aumento no volume de negócios para Moçambique.

“Sabemos que a Zâmbia também vive um aumento dos recursos naturais e, para eles, a principal aposta é no porto da Beira, porque tem vantagens estratégicas de geolocalização e acesso a mercados internacionais”, enfatizou o ministro.

Entrevistas Relacionadas

Empresários defendem ajustes no PAE para impulsionar economia moçambicana

O Pacote de Medidas de Aceleração Económica (PAE) foi...

Veja as implicações dos novos acordos de dívidas ocultas para Moçambique

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revelou nesta Quarta-feira (17)...

FMI ajusta a previsão do crescimento da economia mundial para 3,3% em 2025

O Fundo Monetário Internacional (FMI) ajustou ligeiramente para cima...

BdM: Dinheiro a circular aumenta para 62,7 Mil Milhões de Meticais em Maio

O dinheiro físico a circular em Moçambique aumentou 8,5% em...