Tuesday, February 17, 2026
spot_img

Banco de Moçambique vai injectar 60 milhões de dólares nos próximos dias

O Banco de Moçambique vai disponibilizar, neste mês,  dinheiro seis vezes acima do previsto no Mercado Cambial Interbancário. 

As garantias, anunciadas em Abril, indicavam uma injecção de 10 milhões de dólares. O recente anúncio indica que as divisas serão de 60 milhões de dólares.

A injecção dos 60 milhões de dólares adicionais vai decorrer nestas duas semanas e vai seguir um cronograma, sendo que hoje, dia 3 de Maio serão disponibilizados 15 milhões de dólares; no dia 5, o mercado cambial vai receber mais 10 milhões de dólares; no fecho da primeira semana, a 7 de Maio, serão injectados 10 milhões de dólares. 

Na semana seguinte: no dia 10 de Maio, mais 10 milhões serão colocados no mercado; no dia 12 de Maio, outros 7 milhões e 500 mil dólares serão injectados; o ciclo de injecções fecha no dia 14 de Maio, com a colocação, no mercado cambial, de mais 7 milhões e 500 mil. 

O Banco de Moçambique justifica que decidiu reforçar a sua intervenção no mercado com oferta de divisas com a necessidade de atender a demanda por liquidez em moeda estrangeira. 

O Comunicado do regulador, informa ainda que o Banco de Moçambique, no mesmo período, continuará a comparticipar em até 10% do pagamento do valor das facturas de importação de combustíveis líquidos mediante apresentação de comprovativos.

Noticias Relacionadas

Maputo, afirma-se como principal polo financeiro em Moçambique

Capital reúne a fatia dominante de agências, agentes bancários,...

Ecobank mudou de nome para FDH Bank

Ecobank está presente em Moçambique desde 2000 O ECOBANK Moçambique...

BPI sinaliza venda de 35,7% do BCI após prejuízo de €20 milhões

Banco BPI manifestou a intenção de vender a sua...

Banco Central: Notas sem série devem ser devolvidas

O Banco de Moçambique reconheceu, esta quarta-feira, a circulação...