Monday, March 9, 2026
spot_img

CTA considera que este não é momento para negociações salariais

A CTA (Confederação das Associações Económicas de Moçambique) afirma que as empresas do país não estão à altura de responder a eventuais reivindicações salariais no sector privado no período actual.

A associação considera que as empresas ainda não reúnem condições para a retoma das discussões sobre o salário mínimo.

Esta é a posição defendida pelo sector privado, um ano depois da suspensão das negociações.

Pelo facto de as razões que levaram a esta decisão da suspensão das negociações sobre o salário minimo persistirem, a Confederação das Associações Económicas de Moçambique, através do seu vice-presidente, Vasco Manhiça, esclareceu que devido às dificuldades da conjuntura actual, as condições não estão reunidas.

Segundo Manhiça,”é impensável entrarmos num processo de negociação. Negociar nestas circunstâncias é claramente igual a ir negociar com alguém que está em coma”.

A posição do sector empresarial privado acontece numa altura em que, o custo de vida tem estado a registar um aumento assinalável em Moçambique.

De acordo com o vice-presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique, “neste momento está-se a procura da pequena migalha e não há nenhuma empresa que neste momento está realmente a respirar de boa saúde”.

A Organização dos Trabalhadores de Moçambique, OTM-Central Sindical, considera que as partes, isto é, o governo, o patronato e os sindicatos devem retomar a mesa de negociações.

Noticias Relacionadas

Apresentados em Maputo resultados do apoio ao sector cultural nos PALOP e Timor-Leste

PROCULTURA fecha ciclo de sete anos com os olhos...

Mozambique Media Compass: Conheça o mapa real das audiências antes de planear a sua próxima campanha

O Mozambique Media Compass, lançado esta quinta-feira no Hotel...

Bilhetes para o Festival LUJU 2026 já à venda!

Garanta o seu passe para um dos principais eventos...

Criativos de Eswatini, África do Sul e Moçambique lançam o “Corredor da Incubadora de Artes”

House On Fire (Eswatini), AltBlk Continua (África do Sul)...