Saturday, March 7, 2026
spot_img

Mais de 1300 PMEs encerradas devido a covid-19

O impacto negativo da covid-19, forçou o encerramento de mais de 1300 pequenas e médias empresas de Moçambique e milhares de trabalhadores viram os seus contratos suspensos.

A Associação das Pequenas e Medias Empresas defende que só a criação de um banco de desenvolvimento genuinamente moçambicano poderá ajudar a recuperar a situação através da abertura de linhas de financiamento com taxas comportáveis.

“[É preciso] Um banco de desenvolvimento, só assim se pode facilitar as pequenas e médias empresas a contrair investimento, mas no Estado moçambicano, o dinheiro está nos bancos comerciais. E nós sabemos que o negócio do banco é vender dinheiro e as suas taxas, por si só, não vão baixar tanto ao ponto de facilitar para as pequenas e médias empresas”, afirmou Feito Tudo Male, presidente da Associação das Pequenas e Médias Empresas.

Na primeira vaga da covid-19 no país, cerca de 90% das pequenas e médias empresas de Moçambique foram forçadas a encerrar, com a Associação que as defende a denunciar já na altura que os apoios não eram suficientes.

Dados do Ministério da Cultura e Turismo de Moçambique indicam que o sector do turismo é dos mais prejudicados com a eclosão da covid-19 em Moçambique.

A terceira vaga da pandemia no país está a ser severa e nas últimas duas semanas houve uma média diária de 20 óbitos, com 1.400 novas infecções pelo novo coronavírus e acima de 50 internamentos.

Noticias Relacionadas

Apresentados em Maputo resultados do apoio ao sector cultural nos PALOP e Timor-Leste

PROCULTURA fecha ciclo de sete anos com os olhos...

Mozambique Media Compass: Conheça o mapa real das audiências antes de planear a sua próxima campanha

O Mozambique Media Compass, lançado esta quinta-feira no Hotel...

Bilhetes para o Festival LUJU 2026 já à venda!

Garanta o seu passe para um dos principais eventos...

Criativos de Eswatini, África do Sul e Moçambique lançam o “Corredor da Incubadora de Artes”

House On Fire (Eswatini), AltBlk Continua (África do Sul)...