Sábado, Maio 4, 2024
spot_img

Portugal forma moçambicanos em classificação de diamantes

Quatro moçambicanos estão a ser formados em classificação e transparência no negócio dos diamantes como parte dos esforços do país africano para entrar no mercado mundial destas gemas, de acordo com um documento visto pela Lusa.

A formação faz parte das exigências do Processo de Kimberley, um mecanismo internacional que advoga a transparência nos negócios e combate à venda de diamantes extraídos em zonas de guerra e cujas receitas são utilizadas para financiar a violência armada e ilegítima, declarou o documento do Governo de Moçambique.

O documento dizia que quatro moçambicanos viajariam para a Tailândia para formação em identificação e avaliação de diamantes e pedras preciosas, a fim de proporcionar ao país a capacidade de cumprir com os requisitos do Processo de Kimberley.

Como parte do compromisso de Moçambique com os procedimentos do Processo de Kimberley, uma missão desta entidade avaliará o grau de conformidade do país africano com os requisitos estipulados internacionalmente para o negócio dos diamantes.

Para entrar no mercado diamantífero, Moçambique tem vindo a interagir com autoridades em Angola, África do Sul e Rússia para trocar experiências com estes três países com um vasto conhecimento da actividade e da relação com o Processo de Kimberley.

O documento dizia também que as instalações estão agora prontas para o funcionamento do armazém de diamantes de Maputo. Vários equipamentos para diamantes, metais preciosos e pedras preciosas foram adquiridos e instalados no laboratório até à próxima semana.

Entrevistas Relacionadas

Governo apresenta estratégias para acelerar a transição energética

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias,...

Vulcan Minerals pretende explorar cerca de 52 milhões de toneladas de carvão por ano 

A Vulcan Minerals, uma mineradora que actualmente explora carvão...

Mulheres moçambicanas reconhecidas por contribuições notáveis em diversas áreas

A cidade de Maputo foi palco do evento Women...

Ding Sheng Minerals, SA, aposta na contratação de jovens de Gaza

A empresa chinesa Ding Sheng Minerals, SA, que explora...