Segunda-feira, Abril 29, 2024
spot_img

Moçambique no ‘bom caminho’ para vender diamantes certificados

O país está no bom caminho no cumprimento dos procedimentos internacionais exigidos para a venda de diamantes certificados, como parte do chamado Processo de Kimberley, anunciou-se na reunião do gabinete de Moçambique na terça-feira.

“Estamos muito avançados, estamos numa fase avançada de cumprimento dos requisitos internacionais de certificação, estamos no bom caminho”, disse o porta-voz da reunião do gabinete, Filimão Suaze.

Suaze disse que o país tinha aprovado legislação e regulamentos, estabelecido a Unidade de Gestão do Processo de Kimberley (KPMU), criado armazéns de diamantes e está a formar pessoal na classificação e transparência do negócio diamantífero.

“Em Setembro, uma equipa de peritos internacionais sobre o Processo de Kimberley virá a Moçambique para verificar as medidas já tomadas pelo país para o comércio de diamantes certificados”, disse o porta-voz da reunião do gabinete.

O país quer que os diamantes, gemas e pedras preciosas que irá colocar no mercado internacional estejam livres de dúvidas sobre a legalidade da sua extracção.

O Processo de Kimberley é um mecanismo internacional que advoga a transparência nos negócios e combate a venda de diamantes extraídos em zonas de guerra, cujas receitas são utilizadas para financiar a violência armada e ilegítima.

Entrevistas Relacionadas

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês...

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...

Moçambique e Angola propõem maior participação do sector privado para impulsionar relações económicas

Os Governos de Moçambique e Angola defenderam, nesta Terça-feira...

CTA procura expandir relação comercial com Portugal

A Confederação das Associações Económicas (CTA) expressou nesta o...