Tuesday, August 25, 2026
spot_img

Associação Nacional de Jovens Empresários lança “Morenergy” em Maputo

O Mozambique Renewable Energy – Conferência & Expo, designado por “Morenergy”, é um evento de nível internacional, anual, organizado pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e parceiros, cuja primeira edição se realizará na Cidade de Maputo entre os dias 22 e 24 de Março de 2022, sob o lema “Mais Energia Limpa para o Desenvolvimento Sustentável”.

Moçambique tem um enorme potencial para energias renováveis. E foi por isso que a Associação Nacional dos Jovens Empresários e Parceiros realizou, esta terça-feira, na Cidade de Maputo, o lançamento da Mozambique Renewable Energy (MORENERGY), sob o lema “Mais Energia Limpa para o Desenvolvimento Sustentável”.

O evento surge com o intuito de dar mais ímpeto ao sector das energias renováveis em Moçambique, considerado como um dos eixos estratégicos para a construção de “um sector energético dinâmico, competitivo, inovador e sustentável, com prosperidade partilhada por todos”, e para o “desenvolvimento com forte efeito multiplicador na economia moçambicana”.

“Este evento é uma grande oportunidade para os potenciais interessados dentre investidores, financiadores, empreiteiros, fornecedores e fabricantes de tecnologias de energias renováveis”, afirmou António Saíde, PCA da FUNAE, acrescentando que a transição energética é um processo irreversível.

Para o presidente da ANJE, Lineu Candieiro, este lançamento é fruto da visão energética e futurista da associação, que se inspira nos desafios do presente para trazer soluções do e para o futuro.

“É nas energias renováveis onde reside o próximo factor impulsionador do desenvolvimento nacional e mundial”, assegurou Candieiro.

A directora de Energias Renováveis da Electricidade de Moçambique (EDM, EP), Olga Utchavo, presente no evento, diz que o mesmo constitui uma grande oportunidade para os fornecedores e enalteceu o papel dos jovens nesta temática de energias renováveis.

“Nós temos o sol, o vento, a biomassa, resíduos sólidos, e muita oportunidade de usar estes recursos para, de forma alternativa e sustentável, desenvolver o uso produtivo dessas energias, e para também potenciar o sector económico, principalmente o papel dos jovens que terão oportunidade de alavancar os seus projectos através destas energias”, disse Olga Utchavo.

O Presidente Filipe Nyusi enfatizou que “a aposta nas energias renováveis poderá assegurar a transformação e desenvolvimento industrial, agro-processamento, aquacultura, e aumento do acesso energético a mais famílias”.

O evento conta com o apoio dos demais stakeholders do sector e servirá de “hub”, no qual estarão agentes do sector público e privado. A ANJE fará, nesta primeira edição, um evento híbrido, onde a conferência e exposição, além de ser possível presenciar “in loco” com limitação de lugares e circulação de pessoas, através da plataforma digital, será possível acompanhar o evento online e, deste modo, atrair delegados dos quatro cantos do planeta.

Serão igualmente apresentadas as linhas de financiamento disponíveis e os investimentos em curso em Moçambique. A iniciativa MORENERGY pretende contribuir para os Objectivos do Milénio, através da mobilização do sector privado, público e investimentos internacionais.

Noticias Relacionadas

Sector segurador cresce cerca de 8% em 2025 e atinge 24 mil milhões de Meticais

Dados oficiais indicam que o sector de seguros registou,...

Cabo Delgado lidera crescimento do emprego empresarial, mas Maputo mantém concentração da economia

O crescimento do tecido empresarial moçambicano começa a produzir...

Moçambique e ECA reforçam agenda de cooperação com foco no emprego, industrialização e execução

Moçambique e a Comissão Económica das Nações Unidas para...

Fundo Soberano aloca 70% dos activos ao dólar e aos títulos do Tesouro dos EUA

O Fundo Soberano de Moçambique (FSM) deverá manter 70%...