Saturday, June 27, 2026
spot_img

Adriano Maleiane Assume Dívida da Ematum e Descarta a MAM e Proindicus

O actual Ministro da Economia e Finanças, está a ser ouvido esta sexta-feira no decurso da audição de julgamento do caso das dívidas ocultas que desde o ano passado decorre na tenda da cadeia de máxima segurança montada na BO da Machava.

Adriano Maleine foi notificado para depor no julgamento na qualidade de declarante para explicar as circunstâncias em que terão sido emitidas as garantias do estado na concessão dos empréstimos às três empresas envolvidas no escândalo nomeadamente a MAM, Ematum e Proindicus.

No interrogatório desta manhã, Adriano Maleiane, que tomou posse em 2015 como ministro das Finanças, assumiu apenas o desfalque das garantias da empresa Ematum, mas negou qualquer responsabilidade sobre a MAM e a ProIndicus. Maleiane disse o governo decidiu assumir a responsabilidade de reestruturar as dívidas ocultas para salvaguardar a imagem de Moçambique nas praças internacionais porque uma vez assinadas as garantias era responsabilidade do assumi-las.

O actual Ministro da Economia e Finanças disse ao tribunal que apenas a dívida da Ematum é que está a ser paga, por ter sido assumida pelo estado e as restantes não. O Ministério Público, representado pela procuradora Cheila Marrengula absteve-se de fazer perguntas ao declarante Adriano Maleiane.

Noticias Relacionadas

Moçambicanos esperam maior rigor na gestão dos recursos naturais, indica o último inquérito do Afrobarometer

A maioria dos Moçambicanos está insatisfeita com a forma...

MTN BUSHFIRE: O Maior Festival Multicultural de África Regressa de 29 a 31 de Maio em Eswatini

O MTN Bushfire regressa ao icónico House on Fire,...

TRAC quer continuar a gerir EN4 além de 2028

A Trans African Concession (TRAC), concessionária sul-africana da Estrada Nacional...

Radjha Ally e KA-TEMBE CONNEXION representam Moçambique no MTN Bushfire Festival 2026

Todos os anos, a cultura e o talento moçambicanos...