Cerca de trinta empresários de Pequenas e Médias Empresas (PME’s) moçambicanos foram capacitados para tirarem maiores dividendos com a exportação da sua produção.
Trata-se de uma iniciativa do Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas (IPEME) em parceria com a Câmara de Comércio de Moçambique (CCM), destinada a apoiar as PME’s a enfrentarem os desafios colocados pelo processo de exportação.
A capacitação, que terminou ontem, vai igualmente reforçar a capacidade técnica das PME identificarem empresas com potencial para vender no estrangeiro e apoiá-las na elaboração de um plano para penetrar no mercado internacional.
O director do pelouro de Serviços no Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas (IPEME), Ernesto Ramatane, disse que a instituição tem o mandato de implementar acções de assistência técnica e capacitação das PME para o aproveitamento das oportunidades existentes nos mercados nacional e internacional.
De referir que nesta capacitação estão também a ser partilhadas informações sobre o processo de avaliação de prontidão para a exportação, abordando-se questões legais, barreiras tarifárias e não tarifárias, bem como sobre as condições exigidas pelo mercado para que as empresas estejam totalmente prontas para explorar oportunidades.