Terça-feira, Abril 30, 2024
spot_img

Programa de Bolsas da Mastercard: Uma década dedicada ao desenvolvimento juvenil

Lançado em 2012, o Programa começou como uma iniciativa de USD$ 500 milhões para desenvolver a próxima geração de líderes que impulsionariam a transformação social e econômica. O Programa identifica jovens talentosos de comunidades economicamente desfavorecidas e de difícil acesso e apoia a sua educação secundária e superior, bem como o desenvolvimento de liderança.

Inicialmente, o Programa visava atender 15 mil jovens. Na última década, a Mastercard Foundation desembolsou USD$ 1,7 bilhão por meio da iniciativa para beneficiar cerca de 40.000 jovens, dos quais mais de 72% são mulheres. Até o momento, 18 544 jovens concluíram o ensino médio e superior.

Por meio de uma rede de parceiros extraordinários, o Mastercard Foundation Scholars Program permite que milhares de jovens brilhantes e com mérito acedam educação de qualidade e se desenvolvam como líderes que retribuem às suas comunidades e ajudam a melhorar a vida de outras pessoas. Os bolseiros e ex-alunos da Mastercard Foundation são líderes e inovadores; activistas e empresários; abordando tudo, desde as mudanças climáticas até a desigualdade na saúde.

O seu impacto colectivo será sentido nas próximas gerações”, diz Reeta Roy, presidente e CEO da Mastercard Foundation.

De acordo com uma pesquisa 2020/2021 de uma amostra de ex-alunos do Programa, 87% dos graduados do ensino médio e 71% dos graduados universitários estão empregados. Onde os ex-alunos se tornaram empreendedores, eles criaram colectivamente mais de 16 000 empregos.

Além disso, 40% dos graduados universitários dizem que apoiam agora  a educação dos seus irmãos. É importante ressaltar que os bolseiros da Mastercard Foundation expressam unanimemente um forte compromisso em retribuir às suas comunidades, sendo um princípio fundamental do Programa. Durante a sua formação, cada pessoa cria ou participa de um projecto, que aborda um desafio específico nas suas comunidades.

Durante a próxima década, o Mastercard Foundation Scholars Program duplicará o seu alcance para apoiar um total de 100.000 jovens, 70% dos quais serão mulheres jovens. Irá também dedicar mais atenção à inclusão de jovens deficientes e deslocados à força.

Entrevistas Relacionadas

Projecto PROMOVE Comércio e Ministério da Indústria e Comércio Capacitam Quadros em Conformidade de Padrões da UNIDO

O Projecto PROMOVE Comércio e Ministério da Indústria e...

Business EXPO, 26 de Abril de 2024

Business EXPO, um evento que destaca a diversidade e...

Agência do Zambeze investe 40 Milhões de meticais no programa piloto de produção orgânica

Decorreu esta terça-feira (20), na Agência do Zambeze actos...

Banco de Moçambique será confirmado como gestor operacional do fundo soberano

O Banco de Moçambique (BdM) está prestes a ser...