Domingo, Maio 5, 2024
spot_img

Mapeamento geológico revela potencial ocorrência de minérios em Nampula e Niassa

Trata-se de uma informação de base para orientação dos investidores do sector mineiro em Moçambique, que passam a contar com documentos orientadores para qualquer iniciativa ligada a exploração de diferentes tipos de minérios que ocorrem naquela região, tais como, pedras preciosas ou semi-preciosas, gemas, entre outros.

O mapeamento foi o primeiro passo para a produção das folhas geológicas de uma zona de potencialidade desconhecida, exigindo-se, doravante, estudos mais detalhados para se apurar as quantidades existentes nos jazigos.

Segundo a AIM, os resultados foram divulgados em Maputo, pelo consórcio internacional de consultoria geológico mineiro que realizou o mapeamento, liderado pela empresa Chrstoph Bobmeter, durante o workshop de divulgação de resultados da componente Geodata no sector de gás e minas.

“Do mapeamento feito, há focos de mineralização que pode ser desenvolvida de forma organizada. Não estou a falar de garimpo, estou a falar de actividade de pequena escala tecnicamente orientada. Infelizmente, das 25 folhas que eram necessário produzir, só conseguimos 10”, disse o consultor.

Entrevistas Relacionadas

Governo apresenta estratégias para acelerar a transição energética

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias,...

Mulheres moçambicanas reconhecidas por contribuições notáveis em diversas áreas

A cidade de Maputo foi palco do evento Women...

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...