Terça-feira, Julho 15, 2025
spot_img

Moçambique atrai 4,1 mil milhões USD em IDE em 2024, mas continua dependente dos megaprojectos

O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) consolidou-se, em 2024, como principal fonte de financiamento externo de Moçambique, ao atingir 4.087,1 milhões de dólares norte-americanos, o que representa um crescimento de 46,3 por cento em relação ao ano anterior. A informação consta do mais recente relatório do Banco de Moçambique sobre a Balança de Pagamentos.

Segundo o documento, o aumento expressivo do IDE deve-se, em grande medida, à dinamização do projecto de gás natural liquefeito (GNL) na Área 1 da Bacia do Rovuma, bem como a investimentos adicionais nos sectores de areias pesadas e minerais energéticos. Estes sectores, inseridos nos chamados grandes projectos, continuam a absorver a maior fatia do capital estrangeiro.

Ainda assim, o relatório adverte que a concentração de mais de 95 por cento do IDE em sectores extractivos expõe a economia nacional a riscos de volatilidade nos mercados internacionais e revela uma baixa diversificação da carteira de investimentos. Áreas como a agricultura, indústria transformadora e turismo continuam a receber investimentos residuais.

A origem do capital estrangeiro em 2024 foi, maioritariamente, de jurisdições da União Europeia, Emirados Árabes Unidos e países asiáticos, com destaque para multinacionais do sector energético e mineiro.

O IDE respondeu por 73,7 por cento do total de entradas líquidas na conta financeira, tendo contribuído significativamente para o financiamento do défice da conta corrente, estimado em -3.376,2 milhões USD, e para o reforço das reservas internacionais líquidas, que subiram para 3.454,2 milhões USD, face aos 3.103,3 milhões registados no período anterior.

Apesar dos ganhos, o Banco de Moçambique sublinha a necessidade de o país canalizar parte dos fluxos de IDE para sectores com maior valor acrescentado local, através de políticas activas de diversificação, melhoria do ambiente de negócios e incentivos fiscais orientados à produção nacional.

Noticias Relacionadas

Preços de bens e serviços sobem 4,15% em Junho, pressionando custo de vida

O nível geral de preços em Moçambique registou um...

Movitel lidera velocidade de download, enquanto Vodacom assegura melhor upload

Um estudo recente sobre a velocidade de internet móvel...

“Economia do sector privado em Moçambique caiu em Junho” – Índice PMI do Standard Bank

A economia do sector privado moçambicano registou uma contração...

Transparência e impacto social: o que diz o modelo moçambicano de partilha de recursos?

Num contexto global em que a gestão responsável dos...