Segunda-feira, Abril 29, 2024
spot_img

Moçambique em processo de adesão da plataforma África50

Com sede em Casablanca, Marrocos, a plataforma Africa50 foi criada pelo Banco Africano de Desenvolvimento e Estados africanos com o objetivo de apoiar e facilitar o desenvolvimento de projetos de infraestrutura no continente, mobilizando financiamento do setor público e privado.

A vontade de aderir a este mecanismo de financiamento foi expressa por uma fonte do Ministério da Economia e Finanças citado pelo Diário Económico, explicando que, num contexto de restrições fiscais e lacunas infraestruturais que persistem no país, o Africa50 pode ser uma opção adequada  para enfrentar os desafios de desenvolvimento do país.

Segundo a fonte, a entrada de Moçambique nesta plataforma vai permitir ao país rentabilizar os activos de infra-estruturas existentes através da sua transferência para o sector privado, com os fundos recebidos a serem reinvestidos noutros projectos prioritários.

Atualmente, a base de investidores do Africa50 é composta por 30 países africanos, dois bancos centrais africanos e o Banco Africano de Desenvolvimento, que também é o gestor.

Moçambique pretende aproveitar esta oportunidade para obter retorno financeiro do seu investimento, uma vez que a plataforma está fortemente empenhada em avançar e cumprir os princípios orientadores do combate às alterações climáticas, alinhados com as prioridades da transição energética no país.

O país precisa continuar melhorando a oferta de infraestrutura e para isso tem que manter altas taxas de crescimento econômico, reduzir a pobreza e tornar o desenvolvimento sustentável.

A fonte referiu que um dos maiores desafios que Moçambique deverá enfrentar é a fraca capacidade de desenvolver infra-estruturas adequadas, sobretudo nas zonas rurais, sendo que a maior razão para este défice é o acesso limitado a soluções de financiamento adequadas.

Acredita-se que o financiamento de iniciativas do setor privado pode estimular o crescimento econômico por meio do aumento da produção, criação de empresas e geração de receitas fiscais.

Entrevistas Relacionadas

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês...

Moçambique e Angola propõem maior participação do sector privado para impulsionar relações económicas

Os Governos de Moçambique e Angola defenderam, nesta Terça-feira...

CTA procura expandir relação comercial com Portugal

A Confederação das Associações Económicas (CTA) expressou nesta o...

Relatório mostra que Banco Mundial detém 29% da dívida externa de Moçambique

Segundo o relatório sobre a dívida pública de 2023...