google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Sexta-feira, Julho 4, 2025
spot_img

Carlos Mesquita busca financiamentos para projectos de investimento em Washington

Com efeito, mesquita reuniu-se com Andrew Herscowitz, Chief Development Officer (CDO), membro do Comité de Investimentos e responsável pela elaboração das estratégias de desenvolvimento do DFC, Agência Financeira e de Desenvolvimento dos EUA que, em parceria com o setor privado, financia projectos nos sectores de energia, infra-estruturas básicas, e tecnologias de informação e comunicação.

Encontrou-se também com Reta Jo Lewis, Presidente do Conselho de Administração do EXIM Bank, uma agência financeira do Governo Federal dos EUA que concede créditos à exportação de bens e serviços e estimula a criação de postos de emprego nos EUA.

Com Lewis Mesquita partilhou projectos sofridos, de entre os quais a reabilitação de 130 km da estrada de Nametil-Moma, cujo valor estimado é de 110 milhões de dólares americanos; a reabilitação de 334 km de estrada de Bene a Zumbo, avaliada em 340 milhões de dólares; a construção da barragem de Muera em Cabo Delgado, avaliada em cerca de 120 milhões de dólares, entre outros.

A dirigente máxima do Exim Bank manifestou o interesse da sua instituição em apoiar projectos de desenvolvimento socioeconómico em Moçambique, através dos seus financiamentos directores e também de recursos mobilizados junto de outros parceiros.
O Exim Bank, para além de apoiar em projetos de investimentos, apoia em estudos de viabilidade de projetos.

Durante o encontro, ficou estabelecido, que será brevemente consolado equipas para aprofundar a análise destes projectos e definir de um plano de acção para o seu desenvolvimento.

Carlos Mesquita faz-se acompanhar, nesta visita, por Raul Mutevuie, Director Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento (DNAAS), Suzana Saranga, Presidente da Autoridade Reguladora de Água (AURA), Victor Taucal, Director Geral do FIPAG, Castigo Cossa, PCA da AdRMM e quadros do setor das Obras Públicas.

De recordar que o EXIM BANK esperava em 2020, cerca de 5 biliões de dólares norte-americanos para o financiamento directo ao projecto Mozambique LNG a ser implementado pela Total e seus parceiros na Bacia do Rovuma.

Noticias Relacionadas

Moçambique entre os 10 países africanos com maior melhoria no Saldo Orçamental em 2025

Moçambique integra a lista das dez economias africanas que...

IDE em África cresce 75% e atinge novo recorde

O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em África registou um...

Liberalização gradual da conta capital deverá atrair mais de 88 mil milhões de meticais em divisas em 2025

Ministra Carla Louveira defende liberalização da conta capital...

BdM: Exportações de bens renderam a Moçambique 8,2 mil milhões de dólares em 2024

As vendas de bens realizadas pela economia moçambicana para...