Wednesday, December 3, 2025
spot_img

Interligação Moçambique-Malawi concluída até Dezembro

A linha de alta tensão terá uma extensão de 218 quilômetros. Ultrapassadas as burocracias que travavam a obra, iniciaram-se os trabalhos no lado moçambicano da fronteira, nos 141 quilómetros desde a subestação de Matambo, na província de Tete, até Zobue, na fronteira com o Malawi.

A segunda fase é a construção da linha dentro do Malawi, de Zobue a Balaka, numa extensão de 77 quilómetros.

A empreitada terá um custo total de 127 milhões de dólares americanos. Deste montante, 92 milhões são donativos ao governo moçambicano e 35 milhões são empréstimos bonificados ao governo do Malawi. O financiamento vem do Banco Mundial, Noruega, Alemanha e União Europeia (estas duas últimas representadas pelo banco de desenvolvimento alemão KFW).

O cônsul-geral do Malawi em Tete, Happy Saka, disse que este é o início de um novo capítulo de desenvolvimento para o seu país, uma vez que a interligação vai minimizar a crise energética que o Malawi enfrenta actualmente.

Para o governador da província de Tete, Domingos Viola, a implementação deste projecto vai aumentar as exportações moçambicanas de electricidade, e fortalecer as relações bilaterais entre Moçambique e o Malawi.

A primeira pedra deste projecto de interligação regional foi lançada pelo Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e pelo seu homólogo do Malawi, Lazarus Chakwera, a 21 de Abril do ano passado, em Matambo, na província de Tete.

Noticias Relacionadas

Moçambique prepara-se para inaugurar primeira fábrica nacional de gás de cozinha

O anúncio da inauguração da primeira fábrica nacional de processamento...

HCB reafirma plano de aumento da capacidade de produção de energia para 4.000 MW até 2034

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), responsável pela maior...

Reguladores da CPLP defendem cooperação para garantir segurança energética e reduzir cortes de electricidade

Os reguladores de energia da Comunidade dos Países de...

HCB Inicia a reabilitação da Central Sul

No âmbito do seu programa de modernização e reabilitação...