Thursday, October 8, 2026
spot_img

Max Tonela garante finalização dos projetos a serem financiados pelo Compacto II

A informação foi avançada durante o encontro entre o ministro moçambicano da Economia e Finanças e a directora executiva da MCC Alice Albright, em Washington.

Segundo o Governo, os projectos visam assegurar “uma implementação produtiva do Compacto II, através, por exemplo, da sistematização de todas as experiências recentes no País”.

O Compacto II compreende três áreas a serem cobertas: a Promoção do Investimento em Agricultura Comercial, Conectividade e Transporte Rural e Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Costeiro.

Max Tonela avançou que o Governo vai preparar pacotes de formação para o empoderamento dos empresários da província da Zambézia, principal destinatário dos projectos do Compacto II, visto que estão, à partida, em situação de desvantagem, devido à pobreza extrema naquela circunscrição territorial.

“Com isso, eles ver-se-ão mais bem preparados para competir com os demais. Entendemos que o ownership dos empresários da Zambézia é crucial para garantir a sustentabilidade social dos projectos”, frisou o governante.

Entretanto, Max Tonela apelou ao MCC a ser mais pragmática quanto à decisão sobre o volume de financiamento a ser integrado no Compacto II para Moçambique. “O País é enorme e os desafios são grandes”.

O ministro da Economia e Finanças realçou, igualmente, que “os importantes e estratégicos investimentos a serem feitos em Moçambique em sede do Compacto II irão reflectir-se na agenda de crescimento e desenvolvimento económico e social, combate à pobreza, objectivos nos quais Moçambique e os Estados Unidos da América estão em sintonia”.

Noticias Relacionadas

FMO alerta para pressão da dívida sobre investimento público em 2027

O Fórum de Monitoria do Orçamento (FMO) defende que...

Pagamento antecipado ao FMI reduz em 82% serviço da dívida externa

O serviço da dívida externa de Moçambique caiu 82,1%...

Moçambique regista uma queda mensal de preços de 0,28% em Agosto

Inflação dá sinal de alívio em Agosto com queda...

Salários e dívida poderão absorver 96% da receita fiscal em 2027

O cenário macroeconómico para 2027 aponta para uma forte...