Sexta-feira, Maio 17, 2024
spot_img

Max Tonela garante finalização dos projetos a serem financiados pelo Compacto II

A informação foi avançada durante o encontro entre o ministro moçambicano da Economia e Finanças e a directora executiva da MCC Alice Albright, em Washington.

Segundo o Governo, os projectos visam assegurar “uma implementação produtiva do Compacto II, através, por exemplo, da sistematização de todas as experiências recentes no País”.

O Compacto II compreende três áreas a serem cobertas: a Promoção do Investimento em Agricultura Comercial, Conectividade e Transporte Rural e Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Costeiro.

Max Tonela avançou que o Governo vai preparar pacotes de formação para o empoderamento dos empresários da província da Zambézia, principal destinatário dos projectos do Compacto II, visto que estão, à partida, em situação de desvantagem, devido à pobreza extrema naquela circunscrição territorial.

“Com isso, eles ver-se-ão mais bem preparados para competir com os demais. Entendemos que o ownership dos empresários da Zambézia é crucial para garantir a sustentabilidade social dos projectos”, frisou o governante.

Entretanto, Max Tonela apelou ao MCC a ser mais pragmática quanto à decisão sobre o volume de financiamento a ser integrado no Compacto II para Moçambique. “O País é enorme e os desafios são grandes”.

O ministro da Economia e Finanças realçou, igualmente, que “os importantes e estratégicos investimentos a serem feitos em Moçambique em sede do Compacto II irão reflectir-se na agenda de crescimento e desenvolvimento económico e social, combate à pobreza, objectivos nos quais Moçambique e os Estados Unidos da América estão em sintonia”.

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

Uma Nova Era para o M-Pesa: Salimo Abdula assume a Presidência do Conselho de Administração

A Vodafone M-Pesa celebra seus onze anos de existência...