O desempenho positivo pode ser atribuído a uma combinação de factores estratégicos que consolidaram a posição do porto como um actor-chave no comércio regional e global.
A Further Africa avança que um impulsionador significativo do crescimento do porto tem sido seu domínio no mercado de cromo, principalmente para as exportações sul-africanas.
Maputo é hoje um ponto de trânsito crucial, com o porto movimentando quase metade de todo o cromo produzido na África do Sul, que representa aproximadamente 70 por cento da participação no mercado global.
Essa posição influente no comércio do mineral utilizado na produção de aço inoxidável contribuiu significativamente para a trajectória de crescimento da infraestrutura portuária.
Como a demanda de economias emergentes e projectos de desenvolvimento de infraestrutura para o cromo continua aumentando constantemente, o Porto de Maputo deve se beneficiar ainda mais neste ano fiscal.
No entanto, os desafios persistem. Questões relacionadas ao funcionamento eficiente da fronteira Moçambique-África do Sul em Ressano Garcia, um dos principais pontos de acesso entre as duas nações, precisam ser abordadas para garantir o crescimento contínuo do porto.
Recentemente, a situação no lado sul-africano da fronteira tem se tornado insustentável e há preocupações crescentes com a incapacidade de Pretória de lidar com seus desafios de infraestrutura em tempo hábil.
Para superar alguns desses desafios, o Porto de Maputo iniciou projectos de infraestrutura cruciais que tornarão as operações mais competitivas e agilizarão parte do processo em que os sul-africanos estão atrasados.
Para o efeito, estão previstas obras de construção em Pessene, ao longo da auto-estrada Maputo-África do Sul, para o desenvolvimento de um parque de gestão de tráfego e expansão da capacidade de movimentação de carga do porto.
Na semana passada, o porto também inaugurou dois guindastes móveis de última geração, acelerando sua eficiência. Esses investimentos estão a simplifiucar as operações e criando um ambiente propício ao crescimento sustentado.



