Segunda-feira, Setembro 16, 2024
spot_img

SADC aprecia positivamente esforços de Moçambique para sair da Lista Cinzenta

Falando na reunião do Comité de Ministros de Finanças e Investimento da SADC, na Quinta-feira, a Vice-ministra de Economia e Finanças, Carla Loveira, deu a conhecer às partes congéneres sobre as acções de Moçambique, que visam tirar o país da lista em causa.

As acções centram-se em três domínios, nomeadamente, a revisão do quadro legal e regulamentar em conformidade com as recomendações do GAFI, a operacionalização de estruturas de coordenação institucionais de combate ao branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo no país.

O terceiro e último pilar tem a ver com a aceleração da digitalização dos pagamentos do Estado com vista a melhoria do controlo dos fluxos financeiros.

Na sessão da Quinta-feira, o Comité de Ministros de Finanças e Investimentos da SADC aprovou medidas assinaláveis para a melhoria do quadro económico das economias da região, com destaque para o fundo para o desenvolvimento regional, o roteiro de medidas do protocolo da SADC sobre Finanças e investimento.

O modelo de acordo para evitar a dupla tributação a nível da região, a Estratégia de Inclusão Financeira e Acesso das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) ao financiamento para o período de 2023 a 2028 e a criação de um subcomité de combate ao branqueamento de capitais também foram alvo de aprovação pelo órgão.

Ainda em cumprimento da sua agenda, a SADC aprovou o Plano Quadrienal para as avaliações pelos pares dos Estados-membros para o período de 2023-24 a 2026-27, tendo observado que apesar dos sinais de recuperação económica assinalados, todos os países-membros não alcançaram a maioria das metas de convergência macroeconómica, no ano passado.

 

 

Entrevistas Relacionadas

Omar Mithá lidera o Conselho Consultivo de Investimento do Fundo Soberano

Omar Mithá, actual PCA do Banco Nacional de Investimentos...

MultiChoice lidera iniciativa contra pirataria digital e recebe reconhecimento global

Só no ano passado, 2023, foram eliminados cerca de...

Branqueamento de capitais: Moçambique poderá sair da lista cinzenta em Outubro próximo

Moçambique prevê sair da lista cinzenta até Outubro próximo...

Moçambique recebe parte dos USD 50 mil milhões disponibilizados pela China para África

Moçambique esta na lista dos 54 países de África...