Sábado, Abril 19, 2025
spot_img

HCB produz 14% de energia no 1º semestre acima do período homólogo

Segundo um comunicado enviado à nossa redação, a HCB está na fase final de preparação para a implementação de projectos de reabilitação e modernização do seu parque electroprodutor que terão impacto multiplicador na sua performance de produção.

Igualmente, a empresa tem em carteira a realização de projectos de produção de energia, de curto e médio prazo, através de fontes alternativas, com destaque para a construção de uma central fotovoltaica de até 400 megawatts (MW), com possibilidade de evoluir no futuro.

A longo prazo, a HCB está a conduzir reflexões estratégicas com vista a reactivação do projecto Cahora Bassa Norte, para atender a crescente demanda energética de Moçambique e da região, face a crise que se vem assistindo.

Em relação aos recursos hídricos da Albufeira, a HCB encerrou o primeiro semestre de 2023, com armazenamento em 92,5 por cento do seu volume útil. Este armazenamento corresponde a cota da superfície de água na Albufeira de 324,5 metros em relação ao nível médio das águas do mar, e afigura-se satisfatório para garantir a produção orçamentada até o final do ano, estimada em 14.291,6 GWh.

Noticias Relacionadas

Maputo acolhe RENMOZ 2025 e reforça papel na transição energética

A cidade de Maputo será palco da maior conferência...

Banco Mundial reforça apoio ao sector da energia e anuncia novos compromissos em reunião com o Ministro

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Estêvão Pale,...

Lei do Trabalho com versão oficial em inglês: AmCham abre caminho para um ambiente de negócios mais acessível e competitivo

A Câmara de Comércio Americana em Moçambique (AmCham) lançou...

Índia reforça investimento no gás em Moçambique com 180 milhões de dólares

A estatal indiana ONGC Videsh Ltd (OVL) aprovou um...