Tuesday, February 17, 2026
spot_img

Altona Rare Earths com expectativas positivas no projecto de Monte Muambe

No mês de Julho passado, a empresa que se dedica ao desenvolvimento dos projectos de exploração de elementos de terras raras no Monte Muambe, distrito de Moatize, província de Tete, anunciou a retoma das suas operações, depois de um período de interrupção.

“Temos um segundo semestre de 2023 muito movimentado pela frente, com vários objectivos a alcançar, a estimativa de recursos minerais e o estudo de escopo são nosso foco imediato”, afirmara o chefe-executivo da mineradora,  afirmou Cedric Simonet.

A empresa mineira centrada em África disse, na segunda-feira, que o projecto deverá ter 13,6 milhões de toneladas métricas de elementos de terras raras, de acordo com a estimativa em conformidade com o JORC.

O JORC é o padrão usado para medir o tamanho no solo de um depósito mineral que uma empresa possa ter descoberto.A empresa disse que a estimativa também inclui 42.500 toneladas de metais magnéticos de neodímio e óxidos de praseodímio.

“Esta é a primeira medida oficial de sempre da dimensão e do grau do projeto e estamos muito satisfeitos com os resultados, que confirmam a presença de um recurso de elementos de terras raras potencialmente explorável a céu aberto”, afirmou o Diretor Executivo Cedric Simonet.

A Altona Rare Earths está a finalizar o seu relatório atualizado de pessoa competente, que deverá ser publicado no próximo mês, disse. A conclusão do relatório aumentará a participação da empresa em Monte Muambe de 20% para 51%.

Noticias Relacionadas

Mozal poderá encerrar em Março, enquanto decorrem esforços de última hora

A multinacional australiana South32 não antevê margem para reverter...

Banco Central: Notas sem série devem ser devolvidas

O Banco de Moçambique reconheceu, esta quarta-feira, a circulação...

Moçambique institui novo regulador para supervisão de seguros e fundos de pensões

O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, promulgou esta...

Exportações industriais atingem 5,47 mil milhões USD, mas dependência de bens de capital persiste

Em 2024, Moçambique exportou 5,47 mil milhões USD em...