Thursday, December 4, 2025
spot_img

Sistema de fornecimento da central fotovoltaica de Mahel em teste

O novo empreendimento de geração e fornecimento de energia, erguido numa área de um hectare, tem a capacidade de produzir 100 quilowatts peak (kWp) e armazenar diariamente 650kWh.

A infra-estrutura, do modelo contentorizado, está avaliada em 72 milhões de meticais (1,127,789.27 dólares norte-americanos, ao câmbio do dia), desembolsados pelo Orçamento do Estado.

O complexo de painéis solares comporta um total de 312 unidades de 340Wp. Até ao momento estão conectados à central 137 consumidores. Deste número, 100 clientes foram ligados na fase inicial do projecto e 37 após uma extensão por meio de uma adenda.

A rede eléctrica, com uma extensão total de 12.89 quilómetros, está igualmente ligada a 88 candeeiros de iluminação pública, conferindo assim maior segurança durante a circulação nocturna.

Entre os beneficiários está a sede do posto administrativo, a residência da chefe do posto, a escola, a unidade sanitária, posto policial, pequenos empreendimentos económicos, entre outros consumidores.

Com a edificação da central, os residentes do posto administrativo passarão a contar, igualmente, com um furo de abastecimento de água potável, que reduzirá a falta do precioso líquido às comunidades e aliviar a escassez com que se debatia.

Segundo João de Lima, técnico do Fundo de Energia (FUNAE), que é também gestor da central, citado hoje pelo jornal, os progressos executados no empreendimento cifram os 90 por cento, estando a decorrer a fase de acabamentos. Todavia, os testes até então efectuados à sua capacidade de geração e fornecimento mostram resultados encorajadores.

“Estamos a realizar todos os testes para identificar as falhas que podem ter acontecido durante os trabalhos de ligação aos consumidores e logo de seguida tratarmos de corrigir. Mas as nossas constatações sobre o funcionamento da central são muito boas”, disse Lima.

Os residentes cujas casas estão a receber a energia eléctrica a título experimental, também manifestam alegria, porque têm agora o precioso recurso no interior das suas residências, mas também porque acreditam que a mesma vai gerar outras oportunidades que, por sua vez, constituirão um valor acrescentado às suas vidas.

Noticias Relacionadas

Desporto, Cultura e Turismo brilham na 2.ª edição do Beach Polo Mozambique

A 2.ª Edição do Beach Polo Mozambique consolidou-se este...

Moçambique prepara-se para inaugurar primeira fábrica nacional de gás de cozinha

O anúncio da inauguração da primeira fábrica nacional de processamento...

Receitas Fiscais: HCB lidera ranking nacional de contribuintes em duas categorias fiscais

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) foi distinguida pela...

INE Regista aumento de 0,47% nos preços em Outubro

O país voltou a registar uma aceleração dos preços...