Domingo, Maio 19, 2024
spot_img

Exportação de minérios terá fiscal independente ainda este ano

O director-geral do Instituto Nacional de Minas (INAMI), Elias Daúde, que confirmou o facto ao “Notícias”, admitiu que o processo de selecção desta entidade já vai longo.

Argumentou que a aparente morosidade deve-se ao facto de, no primeiro concurso lançado para o efeito, a empresa identificada ter apresentado problemas de conflito de interesse, uma vez que também assessorava algumas companhias cuja actividade se pretende fiscalizar.

Neste momento, o Estado tem vindo a fiscalizar as remessas para o estrangeiro, através de equipas multissectoriais que envolvem técnicos dos ministérios dos Recursos Minerais e Energia e da Economia e Finanças, incluindo a Autoridade Tributária de Moçambique.

A implementação desta medida surge depois que o Executivo teve evidências de subfacturação na exportação de minérios lesando o Estado em milhões de dólares em impostos não pagos.

Anteriormente, os impostos devidos pelas empresas mineiras na exportação de produtos eram calculados com base no preço declarado pelo exportador. No entanto, o que acontecia é que estas apresentavam valores muito abaixo dos praticados no mercado internacional, com o objectivo de se esquivar da tributação.

“O que sucedia é que de um porto nacional eram declaradas como estando de saída no navio 1000 toneladas de um mineral com certa especificação e preço, mas no destino chegavam, misteriosamente, no mesmo navio 1500 toneladas de um outro mineral com especificação e preço muito altos”, exemplificou recentemente, fonte do Governo.

A identificação da firma de fiscalização vai encerrar o ciclo de medidas que vêm sendo tomadas nos últimos meses, visando a redução de riscos e combate à evasão fiscal nas exportações dos recursos nacionais.

Aliás, ao garantir um melhor controlo das exportações o Governo pretende acabar com a evasão fiscal e assegurar justiça na cobrança de impostos.

Entrevistas Relacionadas

ʺUm Olhar sobre os potenciais riscos de influência política nas decisões de política monetáriaʺ

A Lei Orgânica do Banco de Moçambique define como...

MOPHRH divulga oportunidades de investimento na N1

O Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos...

Já são conhecidas as 30 Mulheres mais influentes na COMARP, em Moçambique

Decorreu na última sexta-feira (10), em Maputo, a Conferência...

Governo apresenta estratégias para acelerar a transição energética

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias,...