Wednesday, December 3, 2025
spot_img

Empresa Linde avança na implantação de turbinas de hidrogénio

A Linde Clean Energy, empresa multinacional de gás e produtos químicos americano-alemã, avança que as turbinas a gás que foram recentemente instaladas, em Moçambique, já estão a 75 por cento preparadas para gerar o hidrogénio.

A firma está a concentrar-se na utilização do hidrogénio para descarbonizar a indústria, afirmou Timothy Carmichael, gestor sénior de desenvolvimento empresarial da empresa , numa intervenção na recente conferência Hydrogen Africa.

“Para nós, Siemens Energy, estamos concentrados em garantir que as nossas turbinas a gás estão prontas para utilizar o hidrogénio. Até 2030, todas as nossas turbinas estarão 100% preparadas para utilizar hidrogénio gasoso”.

A empresa também está a aumentar a sua produção de electrolisadores de hidrogénio, à medida que mais indústrias avançam para a descarbonização das operações, e uma fábrica de 1 GW deverá estar operacional em novembro, avança a Mining Weekly.

A Siemens Energy, empresa-mãe da Linde, pretendia aumentar a sua produção de electrolisadores em cerca de 1 GW por ano, acrescentou.

Entretanto, a Linde obtém actualmente 3 mil milhões de dólares das suas receitas anuais com as vendas de hidrogénio e um dos principais factores de diferenciação da empresa é o facto de possuir e operar 80 electrolisadores utilizados para a produção de hidrogénio.

“Estamos agora a tentar tirar partido da nossa experiência para aumentar a capacidade e aumentámos as nossas instalações de produção de electrolisadores, incluindo electrolisadores de membrana de permuta de protões, para 24 MW por ano”.

“Temos experiência em toda a cadeia de valor do hidrogénio, incluindo a reforma a vapor, as tecnologias de electrolisadores e a síntese de amoníaco/metanol. Estamos também a fazer investimentos em activos para apoiar a transição”, acrescentou.

A conferência Hydrogen Africa realizou-se em Joanesburgo, África do Sul, a 28 de Setembro passado.

 

 

 

Noticias Relacionadas

Desporto, Cultura e Turismo brilham na 2.ª edição do Beach Polo Mozambique

A 2.ª Edição do Beach Polo Mozambique consolidou-se este...

Moçambique prepara-se para inaugurar primeira fábrica nacional de gás de cozinha

O anúncio da inauguração da primeira fábrica nacional de processamento...

Receitas Fiscais: HCB lidera ranking nacional de contribuintes em duas categorias fiscais

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) foi distinguida pela...

INE Regista aumento de 0,47% nos preços em Outubro

O país voltou a registar uma aceleração dos preços...