Terça-feira, Agosto 26, 2025
spot_img

Conteúdo local: Empresas nacionais cadastradas na base de dados de GNL

Cerca de 350 empresas moçambicanas foram, até ao momento, cadastradas na base de dados das multinacionais que operam no sector de petróleo e gás, na Área 4 da Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado, no âmbito da implementação do plano de conteúdo local.

De acordo com Giorgio Vicini, representante da petrolífera italiana Eni em Moçambique, 21 por cento do global das empresas registadas são pequenas e médias, que receberam formação para melhorar as suas habilidades no sector de petróleo e gás.

Segundo Vicini, que falava recentemente em Maputo, com a implementação do plano de conteúdo local o Projecto Coral Sul FLNG procura maximizar a participação das empresas locais no fornecimento de bens e prestação de serviços, promovendo um ambiente de desenvolvimento empresarial.

A petrolífera italiana está a preparar-se para a implantação de uma segunda plataforma flutuante na Bacia do Rovuma, província de Cabo Delgado, depois de ter começado o carregamento do Gás Natural Liquefeito em Novembro de 2022.

Durante a Cimeira e Exposição de Gás e Energia de Moçambique que decorreu entre os dias 27 e 28 de Setembro, a companhia anunciou que já tinha efectuado o 28º carregamento do produto para o mercado internacional.

Esta semana, informou que espera ver tomada a Decisão Final de Investimento sobre a segunda platorma, no seu Projecto denominado Coral Norte, até meados de 2024.

O Gás Natural de Moçambique é visto como uma das importantes fontes de energias limpas no contexto da efectivação da agenda de transição energética a nível doméstico e no âmbito ineternacional.

A cadeia de valor do sector energético em Moçambique privilegia o conteúdo local, considerando que os megaprojectos decorrentes no país devem impactar directa e indirectamente o ambiente de negócio e  à população locais.

Noticias Relacionadas

Técnica Industrial conquista tripla certificação e consolida posição de referência nacional

A Técnica Industrial, empresa automóvel do Grupo JFS, acaba...

Mphanda Nkuwa exige robustez regulamentar e estrutura financeira para atrair capital privado, destaca GMNK no Africa50

- Pressão regulatória e institucional exigem estrutura financeira sofisticada. -...

Cornelder investe 640 milhões na ampliação do Porto da Beira

A concessionária Cornelder de Moçambique anunciou a aprovação de...

Filipa Neves assume o Marketing da Unilabs na Ibéria

Unilabs anuncia a contratação de Filipa Neves para...