Sábado, Maio 18, 2024
spot_img

GNL impulsionará triplicação do Investimento Direto Estrangeiro em 2024

O governo moçambicano antecipa um aumento de mais de três vezes no Investimento Directo Estrangeiro (IDE) no próximo ano, impulsionado pelo negócio de exploração de gás natural, de acordo com a proposta de orçamento do estado para 2024.

Nos documentos de apoio à proposta do Plano Econômico e Social do Orçamento do Estado (PESOE) para 2024.

O governo projeta um crescimento do IDE de 1.425 bilhão de doláres estimado para este ano e 4.778 bilhões de doláres no próximo ano.

Apesar do aumento de 235%, o IDE atraído para Moçambique não se espera que se recupere totalmente no próximo ano das quedas em 2022.

E em 2023, devido ao desinvestimento na indústria do carvão, resultando em quedas de mais de 5.101 bilhões de doláres em investimento estrangeiro atraído em 2021.

Relatório PESOE prevê um aumento significativo

O relatório PESOE para 2024 também prevê um aumento significativo nas importações de serviços especializados devido aos principais projectos em curso no país e à retomada das operações pela TotalEnergies, o projecto da multinacional francesa em Cabo Delgado, avaliado em mais de 20 bilhões de dólares e suspenso desde o início dos ataques terroristas.

Além disso, a expansão das plantas de produção em outros projetos, como a Montepuez Ruby Mining, a Hidroelétrica de Cahora Bassa (HCB) e a Coral North FLNG, poderia exigir um considerável aumento nas importações de bens e serviços, potencialmente superando o aumento esperado nas exportações com o início da exploração de gás natural.

Gás impulsiona economia em 2024

O PESOE prevê que Moçambique encerre 2024 com reservas internacionais líquidas (RIL) de 2.235 bilhões doláres, o suficiente para garantir três meses de importações de bens e serviços, em comparação com a projeção de 2.433 bilhões de doláres para o final deste ano, o que cobriria 3,7 meses.

O governo moçambicano antecipa que o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresça 5,5% no próximo ano – abaixo da previsão de 7% em 2023 – totalizando 1,536 trilhão de meticais, com uma taxa de inflação de 7% e exportações no valor de 9.703 bilhões de doláres.

 

 

 

 

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

Uma Nova Era para o M-Pesa: Salimo Abdula assume a Presidência do Conselho de Administração

A Vodafone M-Pesa celebra seus onze anos de existência...