Tuesday, December 2, 2025
spot_img

Moçambique e Malawi projectam construção de portos secos para impulsionar conectividade e comércio na África Austral

Moçambique e Malawi estão traçando planos para a construção de dois portos secos estratégicos nos corredores da Beira e Nacala. Essas iniciativas fazem parte das estratégias delineadas para viabilizar o Projecto de Comércio e Conectividade da África Austral, que visa impulsionar a prosperidade económica e facilitar a livre circulação de pessoas e mercadorias ao longo dos corredores existentes na região.

O ministro moçambicano dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, anunciou a intenção durante uma reunião bilateral com o ministro do Malawi, dos Transportes e Obras Públicas. A construção desses portos secos representa um passo significativo na busca por melhorias nas infra-estruturas de transporte, fortalecendo os laços económicos entre os dois países e promovendo uma maior eficiência nas operações logísticas.

Durante os encontros de trabalho, os governos de Moçambique e do Malawi discutiram a revisão e implementação integral do corredor de desenvolvimento da Beira, além da harmonização dos procedimentos e operações de transporte rodoviário. Essas acções abrangem aspectos como licenciamento, fiscalização e taxação, buscando criar um ambiente mais facilitador para o comércio e a conectividade regional.

O ministro Magala expressou confiança no trabalho desenvolvido pelas equipes técnicas e destacou que as bases estão sendo lançadas para uma nova normalidade na cooperação e colaboração entre os dois países. Ele afirmou: “Estamos confiantes no trabalho desenvolvido pelas equipas técnicas e convencidos de que estão lançadas as bases para uma nova normalidade na cooperação e colaboração, da qual Moçambique espera resultados concretos para o desenvolvimento das duas economias e a melhoria da vida das comunidades”.

É importante ressaltar que este movimento de colaboração não é isolado, pois recentemente, Moçambique, Malawi e Zâmbia assinaram um acordo tripartido sobre o transporte ferroviário e rodoviário. Esse pacto reafirma, em alto nível, a determinação dessas três nações em revitalizar o corredor de Nacala, consolidando uma abordagem regional para fortalecer as infra-estruturas de transporte e impulsionar o desenvolvimento económico sustentável. A cooperação trilateral promete abrir novas perspectivas para o comércio e a conectividade na África Austral, fomentando uma colaboração mais estreita entre as nações envolvidas.

Noticias Relacionadas

Produção de café atinge 400 toneladas

450 toneladas de café foram produzidas na Serra da...

INE: Aumento ligeiro dos preços em Agosto marca retorno da inflação

Depois de quatro meses consecutivos em terreno negativo, os...

Governo distingue maiores exportadores e investidores em Moçambique

O governo moçambicano distinguiu uma dezena de exportadores e...

FACIM 2025 Espera mais de 3.150 expositores e estima 70.000 visitantes

A Feira Internacional de Maputo (FACIM) terá lugar entre...