Domingo, Maio 19, 2024
spot_img

Nampula e Niassa vão beneficiar de 352 km de estradas

O governo de Moçambique vai construir e reabilitar cerca de 352 quilómetros de estradas conectoras em seis troços nas províncias de Nampula e Niassa,para  facilitar a ligação entre os centros de produção e os centros de comercialização no Corredor de Desenvolvimento de Nacala.

Os troços abrangidos são Namiconha- Iapala, Namialo-Imala, Rapale-Mecuburi, Nampula Corane, Cuamba- Metarica e Cuamba Insaca, criados no âmbito do Acordo Institucional do Corredor de Nacala, rubricado no passado dia 7 de Outubro pelo Presidente da República, Filipe Nyusi e os seus homólogos de Malawi e da Zâmbia, Lazarus Chakwera e Hakainde Hichilema, respectivamente.

A iniciativa enquadra-se no Projecto de Comércio, Conectividade da África Austral (PCCAA), na sua componente de fortalecimento das infra estruturasde transporte para melhorar o acesso aos mercados.

O acordo assinado pelos três Chefes de Estados visa revitalizar o Corredorde Desenvolvimento de Nacala, introduzindo uma abordagem centrada nosinteresses e preocupações dos agentes económicos, assegurandomecanismos integrados para o seu funcionamento, contribuindo assim para oaumento da competitividade e atractividade do Corredor de Nacala.

Para assegurar a prossecução do objectivo central de integração regional, o Presidente da República Filipe Nyusi, avançou estar para breve a criação  de um Secretariado do Comité de Gestão do Corredor de Desenvolvimento de Nacala.

Igualmente, o governante falou  do desenvolvimento de sistemas de Tecnologias de Informação e Comunicação para digitalização do comércio, expansão e reabilitação de 5 postos fronteiriços, bem como o desenvolvimento de cadeias de valor através de financiamentos do Fundo Catalítico para a Inovação e Demonstração e a melhoria da segurança rodoviária.

Refira-se que o Projecto de Comércio & Conectividade, actualmente em implementação em Moçambique e no Malawi, é financiado pelo Grupo Banco Mundial, no valor global de USD 380 Milhões de dólares norte americanos, dos quais 230 para Moçambique e 150 para o Malawi.

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

ʺUm Olhar sobre os potenciais riscos de influência política nas decisões de política monetáriaʺ

A Lei Orgânica do Banco de Moçambique define como...