Sábado, Junho 15, 2024
spot_img

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo de 12,2% no primeiro trimestre de 2024, totalizando 73 mil milhões de meticais. Esse crescimento foi impulsionado principalmente pelo aumento na arrecadação de impostos.

Segundo o balanço económico e social da execução do Orçamento do Estado de Janeiro a Março, divulgado pelo Ministério da Economia e Finanças, 90% das receitas arrecadadas correspondem a impostos, totalizando 65,9 mil milhões de meticais.

Este aumento representa aproximadamente 19,3% da previsão anual de receitas para 2024, estimada em 377,9 mil milhões de meticais pelo Executivo.

De acordo com informações da agência Lusa, o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) de importações e operações internas gerou ao Estado 28,2 mil milhões de meticais no primeiro trimestre deste ano, um aumento de 14,7% em comparação com o mesmo período de 2023.

Além disso, o Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Colectivas (IRPC), pago pelas empresas, registou um aumento significativo, atingindo 15,6 mil milhões de meticais, representando um aumento de 31,8% em relação ao período homólogo.

Entrevistas Relacionadas

Cenário Fiscal de Médio Prazo (2025-2027): Despesas públicas mantém pressão sobre as finanças públicas

O Produto das medidas em curso de consolidação orçamental...

Moçambique responde ao GAFI com avaliação de ONGs: uma medida contra o financiamento ao terrorismo

O lançamento do relatório de avaliação de risco das...

Presidente da República apresentará último estado da nação em sessão Plenária de Julho

A Assembleia da República de Moçambique está programada para...

Banco de Moçambique reduz taxa de juro para 15%

O Banco de Moçambique anunciou a redução da sua...