Sexta-feira, Outubro 18, 2024
spot_img

Embaixador da Turquia apela à revisão da isenção de visto por Moçambique

O embaixador da Turquia em Moçambique, Ovni Eksoi, durante o Fórum Fmpresarial Moçambique – Turquia, expressou preocupação com a decisão do governo moçambicano de alargar a isenção de visto para 19 países, excluindo a Turquia.

Eksoi destacou que a Turquia desempenha um papel significativo como importador estrangeiro e promotor dos produtos moçambicanos, e sugeriu uma reflexão sobre a inclusão da Turquia nessa lista para impulsionar as relações comerciais.

A comitiva turca, composta por representantes do Ministério do Comércio e da Associação de Exportadores da Turquia, apresenta 13 empresas de diversos sectores.

Enquanto mais de 100 empresas moçambicanas participam dos encontros empresariais, o embaixador sublinhou a importância da relação comercial bilateral, destacando um volume de comércio de aproximadamente 144 milhões de dólares em 2022, com previsão de ultrapassar os 200 milhões em 2023.

À luz do fórum, o Emabaixador da República da Turquia, anunciou a disponibilidade de 285 milhões de dólares para  investimentos nos sectores de cimentos, construção e energia. Eksoi ressaltou a necessidade crucial de isenção de visto para investidores turcos, apontando para avanços em acordos fiscais e de protecção de investimentos.

O evento visa não apenas fortalecer as relações comerciais, mas igualmente impulsionar o volume de investimentos entre Moçambique e Turquia, contando com o apoio de entidades como a Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX), Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), e outras associações empresariais do país.

Entrevistas Relacionadas

BAD já aprovou mais de 130 projectos para Moçambique, no valor de cerca de 3,8 mil milhões de dólares

A comemoração reuniu funcionários do governo, parceiros de desenvolvimento...

BAD investiu 3,5 mil milhões de dólares em Moçambique

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) desembolsou, nos últimos...

BdM cria fundo de garantia mutuária para facilitar crédito às MPME

As sociedades de garantia mútua têm como objectivo facilitar...

BNI apresenta 50 milhões de dólares para apoio ao sector empresarial na FACIM

No âmbito dos seminários promovidos pelo Sector Empresarial do...