Domingo, Maio 19, 2024
spot_img

Moçambique canalizou 29,5 milhões de euros na primeira emissão de obrigações do tesouro de 2024

A Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) anunciou hoje que o Estado moçambicano captou com sucesso 2 mil milhões de meticais (equivalente a 29,5 milhões de euros) na sua primeira emissão de Obrigações do Tesouro (OT) de 2024.

Segundo a BVM, a procura global pela emissão atingiu 2,7 mil milhões de meticais (cerca de 38,8 milhões de euros), resultando numa relação procura/oferta de 123,61%. As propostas dos Operadores Especializados em Obrigações do Tesouro reflectiram uma taxa mínima de 17,25% e uma máxima de 21%, com uma maturidade de cinco anos.

Os dados compilados pela Bolsa de Valores de Moçambique revelam que, ao longo de 2023, foram realizadas 14 emissões de Obrigações do Tesouro, incluindo reaberturas de emissões programadas. Estas emissões tinham maturidades de até dez anos e apresentavam juros variando entre 17% e 19%. Este esforço resultou no uso de aproximadamente 80% do limite legal de endividamento por Obrigações do Tesouro.

Anteriormente, o Governo moçambicano aprovou a Estratégia de Gestão da Dívida Pública 2023-26, que visa orientar as opções de endividamento nos próximos anos. O objectivo é “restringir os limites para os indicadores de sustentabilidade da dívida na contratação de créditos”, conforme declarado pelas autoridades.

A bem-sucedida emissão de Obrigações do Tesouro reflete a confiança dos investidores no mercado moçambicano e a capacidade do governo de cumprir as suas obrigações financeiras. Este movimento também oferece uma oportunidade para o Estado financiar os seus projectos e programas de desenvolvimento, contribuindo assim para o crescimento económico do país.

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

Uma Nova Era para o M-Pesa: Salimo Abdula assume a Presidência do Conselho de Administração

A Vodafone M-Pesa celebra seus onze anos de existência...