google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Sexta-feira, Julho 4, 2025
spot_img

Governador do Banco de Moçambique lança 5ª edição do sandbox regulatório para fintechs

Na manhã desta Sexta-feira (26), o Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, inaugurou a 5ª edição do Sandbox Regulatório em uma cerimónia realizada nas instalações do próprio Sandbox.

Durante o evento, Zandamela parabenizou as cinco fintechs aprovadas nesta edição, que incluem uma plataforma de intermediação financeira, dois agregadores de pagamento e duas plataformas de gestão de grupos de poupança e crédito rotativo. Ele também expressou palavras de estímulo para as três empresas que não cumpriram os requisitos necessários para avançar, incentivando-as a participar das próximas edições.

O Governador ressaltou a importância do projecto em responder aos desafios trazidos pela inovação tecnológica no sector financeiro, mantendo um equilíbrio com questões como estabilidade financeira, protecção do consumidor e conduta do mercado.

Carlos Mondle, vice-presidente da Associação das Fintechs de Moçambique, mostrou-se optimista com os resultados da edição anterior e com o potencial das fintechs em trazer soluções disruptivas para o sistema financeiro em 2024.

Teotónio Comiche, presidente da Associação Moçambicana de Bancos (AMB), elogiou a iniciativa do Banco de Moçambique e expressou o desejo de ver um Sandbox específico para os mercados de capitais e seguros nas próximas edições.

No evento, as fintechs aprovadas na 4ª edição receberam certificados de participação das mãos de Rogério Zandamela, estando agora aptas a obter licenças junto ao Banco de Moçambique para oferecerem seus produtos no mercado. As empresas Tablu Tecnologias, Hivieoline, Tesy Investments, Volet e Speranza foram as contempladas.

O Sandbox Regulatório faz parte da implementação da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira (2016-2022), que visa aumentar o acesso e o uso de serviços financeiros pela população moçambicana.

O evento contou com a presença de membros do Conselho de Administração do Banco de Moçambique, da Comissão de Acompanhamento de Projectos no Sandbox Regulatório, além de parceiros do projecto, representantes de instituições financeiras e membros das fintechs participantes.

Noticias Relacionadas

Moçambique entre os 10 países africanos com maior melhoria no Saldo Orçamental em 2025

Moçambique integra a lista das dez economias africanas que...

IDE em África cresce 75% e atinge novo recorde

O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em África registou um...

Liberalização gradual da conta capital deverá atrair mais de 88 mil milhões de meticais em divisas em 2025

Ministra Carla Louveira defende liberalização da conta capital...

BdM: Exportações de bens renderam a Moçambique 8,2 mil milhões de dólares em 2024

As vendas de bens realizadas pela economia moçambicana para...