google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Terça-feira, Julho 1, 2025
spot_img

BVM Planeia admissão de quatro novas empresas em 2024

A Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) anunciou seus planos de admitir mais quatro empresas no mercado bolsista este ano. O Presidente do Conselho de Administração (PCA) da BVM, Salim Valá, destacou que já receberam manifestações de interesse de várias entidades nacionais.

“Para 2024, ambicionamos ter pelo menos quatro novas empresas cotadas em bolsa. São várias as que já manifestaram a sua intenção de entrar para o nosso mercado. Estamos a trabalhar para atrair também empresas ligadas ao agro-negócio, ao turismo, às pescas e ao sector de transportes. E acreditamos que até o final de 2025 pelo menos um banco comercial estará cotado na BVM”, afirmou Valá.

Desde 2016, a BVM aumentou significativamente o número de empresas cotadas, passando de quatro para 16, representando um crescimento de 300%. Valá enfatizou que a estratégia da BVM para os próximos anos inclui a internacionalização, a atracção de investidores estrangeiros e o fortalecimento de recursos humanos.

“A nossa estratégia para os próximos anos inclui acções que visam a internacionalização da BVM, a atracção de muito mais investidores estrangeiros e o reforço da capacidade dos recursos humanos. Queremos investir na obtenção de instalações próprias e apropriadas para as funcionalidades de uma Bolsa de Valores moderna e que procura estar mais bem conectada ao sistema económico nacional, regional e global”, explicou Valá.

Além disso, a BVM destacou as parcerias estabelecidas com instituições do panorama económico e financeiro nacional, que têm permitido ampliar, aprofundar e diversificar as áreas de colaboração. As parcerias com as bolsas de Angola (Bodiva) e de Cabo-Verde (BVC) têm trazido resultados concretos na capacitação de recursos humanos, troca de experiências e introdução de novos produtos e instrumentos financeiros.

Noticias Relacionadas

Moçambique entre os 10 países africanos com maior melhoria no Saldo Orçamental em 2025

Moçambique integra a lista das dez economias africanas que...

IDE em África cresce 75% e atinge novo recorde

O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em África registou um...

Liberalização gradual da conta capital deverá atrair mais de 88 mil milhões de meticais em divisas em 2025

Ministra Carla Louveira defende liberalização da conta capital...

BdM: Exportações de bens renderam a Moçambique 8,2 mil milhões de dólares em 2024

As vendas de bens realizadas pela economia moçambicana para...