Quinta-feira, Maio 9, 2024
spot_img

Moçambique intensifica o combate ao branqueamento de capitais com programa de formação intensiva

Moçambique está a intensificar os esforços para combater o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo, através da implementação de um programa de formação intensiva. O programa, que teve início no dia 25 e decorrerá até 28 de Março, na cidade da Beira, centro do país, reúne autoridades policiais, reguladores e instituições não financeiras.

A iniciativa faz parte da estratégia mais ampla de Moçambique para sair da lista cinzenta do Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI) e cumprir as normas globais de conformidade financeira. O objectivo é reforçar as defesas do país contra o financiamento do terrorismo e a proliferação de armas de destruição maciça.

Marina Macamo, porta-voz do Gabinete Provincial de Combate à Corrupção, destacou a importância da formação para reforçar as capacidades internas de Moçambique no combate aos crimes financeiros. Ela enfatizou a necessidade de reforçar o sistema financeiro nacional para prevenir e combater o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo, bem como para fornecer formação sobre a Avaliação Nacional de Risco (ANR).

A inclusão na lista cinzenta do GAFI pode afectar as relações financeiras internacionais e o desenvolvimento económico de qualquer nação, por isso, a participação neste programa é vista como um passo crucial para remover Moçambique desta lista e fortalecer a posição do país no combate aos crimes financeiros.

Entrevistas Relacionadas

Taxa de juros de referência vai descer para 22,30 em Maio

A Associação Moçambicana de Bancos (AMB) anunciou nesta Quarta-feira...

Governo analisa proposta de aumento de salário mínimo

O salário mínimo em Moçambique, actualmente em 4791 meticais,...

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês...

Moçambique e Angola propõem maior participação do sector privado para impulsionar relações económicas

Os Governos de Moçambique e Angola defenderam, nesta Terça-feira...