Quinta-feira, Maio 16, 2024
spot_img

Governo aprova revisão do estatuto dos magistrados judiciais para adaptação à realidade socioeconómica

O governo aprovou a revisão do estatuto dos magistrados judiciais, com o objectivo de o adaptar à actual realidade socioeconómica e colmatar lacunas nas regras de gestão e disciplina, bem como salvaguardar a composição do Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ), que é diversificado.

O porta-voz do Conselho de Ministros, Filimão Suaze, afirmou que o documento será brevemente submetido à Assembleia da República (AR) para apreciação e debate, destacando que esta revisão é “uma verdadeira revolução”.

“Neste momento, o CSMJ é composto por membros eleitos pela AR, com base na proporcionalidade dos deputados. O objectivo aqui é preencher algumas lacunas nas regras, particularmente em termos de gestão e disciplina”, explicou Suaze.

Na mesma sessão, o Executivo nomeou Luís Cezerilo como coordenador nacional da Comissão Executiva de Coordenação das Políticas de Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais e ao Financiamento do Terrorismo (BC/FT).

Reportando ao Ministério da Economia e Finanças, a missão da organização é monitorizar e coordenar a identificação, avaliação e resposta aos riscos de BC/FT a que Moçambique está ou estará exposto.

“Além de cumprir as obrigações internacionais do Estado em matéria de prevenção e combate ao BC/FT, nomeadamente as que decorrem das 40 recomendações provenientes sobretudo do Grupo de Ação Financeira (GAFI), a Comissão Executiva deve também trabalhar de acordo com as melhores práticas internacionais de prevenção e combate ao BC/FT”, enfatizou Suaze.

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

Uma Nova Era para o M-Pesa: Salimo Abdula assume a Presidência do Conselho de Administração

A Vodafone M-Pesa celebra seus onze anos de existência...