Sábado, Maio 18, 2024
spot_img

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês de Maio uma visita de assistência técnica a Moçambique para analisar os últimos desenvolvimentos macroeconómicos do país. A visita ocorre no contexto da quarta revisão do programa de Facilidade de Crédito Alargado (ECF) para Moçambique. Durante as reuniões, será discutida a possibilidade de mobilização de recursos para fortalecer a resiliência económica, especialmente na província de Cabo Delgado, afectada pelo terrorismo há mais de seis anos.

Em Janeiro, o FMI aprovou a terceira revisão do programa de financiamento para Moçambique, garantindo um “desembolso imediato” de 60,7 milhões de dólares para apoio orçamental. Com esta nova verba, os desembolsos totais ao país elevam-se para 273 milhões de dólares. O desempenho do programa tem sido satisfatório, com cinco dos oito indicadores de referência estruturais cumpridos no final de Dezembro de 2023 e três dos quatro critérios de desempenho quantitativos observados.

Prevê-se um crescimento económico de 5% em termos nacionais, impulsionado pelos projetos de gás natural liquefeito (GNL) num contexto de crescimento modesto não mineiro. As pressões inflacionárias diminuíram acentuadamente, mas subsistem riscos significativos, principalmente devido a acontecimentos climáticos adversos e à frágil situação de segurança.

O programa de assistência técnica visa apoiar a recuperação económica de Moçambique, reduzir a dívida pública e as vulnerabilidades de financiamento, promovendo um crescimento mais elevado e inclusivo por meio de reformas estruturais. Para este ano, prevê-se um crescimento económico modesto, com desafios significativos, mas com perspectivas positivas, especialmente com o reinício das obras em Cabo Delgado pela petrolífera TotalEnergies, o que terá um impacto positivo e significativo no crescimento, nas receitas fiscais e na conta corrente do país, após o início da produção e exportação de GNL.

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

Uma Nova Era para o M-Pesa: Salimo Abdula assume a Presidência do Conselho de Administração

A Vodafone M-Pesa celebra seus onze anos de existência...