Sunday, August 23, 2026
spot_img

PR destaca o papel da cooperação internacional no sector dos recursos naturais durante abertura do MMEC 2024

Na manhã de hoje, o Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou a 10ª edição da Conferência de Mineração e Energia de Moçambique (MMEC) 2024, um dos eventos mais importantes do país sobre recursos naturais. Realizada no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo, a conferência reúne líderes locais, regionais e globais para discutir o tema “Parcerias para a Prosperidade: Desbloquear os Recursos de Moçambique para Avançar o Crescimento Económico Nacional e Regional”.

Durante seu discurso de abertura, o Presidente Nyusi destacou a relevância dos recursos naturais, como a mineração e a energia, para a economia e a cultura de Moçambique. Nyusi, sublinhou que esses recursos desempenham um papel crucial no desenvolvimento económico do país e na melhoria das condições de vida da população.

Num outro desenvolvimento, o chefe de estado ressaltou a importância da cooperação internacional no sector de recursos naturais e fez menção aos desafios enfrentados pelo país, como a pobreza energética e as emissões de carbono, ao mesmo tempo que apontou as oportunidades de expansão da cadeia de valor e aumento do investimento no sector.

Além disso, o Presidente mencionou os investimentos em tecnologia e inovação no sector de energia, como a transição para fontes de energia mais limpas e a implementação de novas tecnologias para aumentar a eficiência e a produção.

A conferência, que se estenderá pelos por mais um dia, promete ser um espaço importante para o diálogo e a troca de experiências entre os participantes, com o objectivo de impulsionar o desenvolvimento económico sustentável de Moçambique.

Refira-se que, o evento conta com cerca de 520 delegados de mais de 20 países, consolidando a sua posição com um dos maiores eventos nacionais, regionais e globais unindo players do sector.

Noticias Relacionadas

Moçambique prepara incentivos fiscais para acelerar expansão do GNV

Moçambique prepara um novo pacote de incentivos fiscais para...

Agência Internacional de Energia prevê redução da demanda de petróleo em 2026

A procura mundial por petróleo deverá cair 1,6 milhão...

ExxonMobil e parceiros atribuem contratos de US$1,1 mil milhões para avançar Rovuma LNG

A ExxonMobil Moçambique, em representação dos parceiros da Área...

Nova lei da electricidade muda regras para investir no sector

Nova lei do sector electridade abre caminho a mais...