Terça-feira, Fevereiro 11, 2025
spot_img

Governo apresenta estratégias para acelerar a transição energética

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, foi destaque no painel de alto nível da 10ª edição da Conferência de Mineração e Energia de Moçambique (MMEC) 2024, que teve início hoje no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo. Durante sua intervenção, Zacarias delineou as estratégias do país para utilizar os recursos energéticos de forma a contribuir para a transição energética global.

O governante sublinhou a necessidade de criar um sistema energético moderno baseado em fontes renováveis, destacando o compromisso de Moçambique em transitar de um sistema liderado por energias térmicas para um baseado em energias renováveis.

Sob outro enfoque, Zacarias aponta a necessidade de promover a industrialização verde, explorando o potencial do país na produção de energia a partir de fontes hídricas e renováveis, pois, a abordagem poderá conferir uma vantagem competitiva aos produtos moçambicanos no mercado internacional.

Outro ponto abordado foi a garantia do acesso universal a energias modernas, visando a transição das famílias moçambicanas de fontes energéticas baseadas em biomassa para fontes elétricas mais limpas.

Para o ministro é importante a adopção de energias limpas no sector de transporte, com vista a reduzir a dependência de combustíveis fósseis e promover o uso de transportes públicos com base em energias renováveis.

Paralelamente a implementação bem-sucedida dessas estratégias terá um impacto positivo significativo na sociedade moçambicana, contribuindo para o desenvolvimento económico e social do país, além de beneficiar a região como um todo.

A conferência, que conta com a participação de representantes locais e internacionais, promete ser um espaço importante para discutir os desafios e oportunidades relacionados ao sector de recursos naturais em Moçambique.

Noticias Relacionadas

MISA Moçambique anuncia gala de premiação dos jornalistas

O MISA Moçambique e seus parceiros têm a honra...

Potencial económico e barreiras ao investimento directo em 2025

Moçambique apresenta-se como um destino atractivo para o Investimento...

Santa Casa de Lisboa intervém financeiramente na Sojogo para evitar colapso

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) concedeu...

Exportações de açúcar do Eswatini ameaçadas devido à instabilidade em Moçambique

A turbulência política e os protestos pós-eleitorais em Moçambique...