O Access Bank Moçambique reforçou o seu compromisso com o desenvolvimento económico de Cabo Delgado ao assinar um memorando de entendimento com o conselho executivo da província durante o Mozambique Energy & Industry Summit (MEIS), realizado na quinta-feira, 4 de Julho.
De acordo com um comunicado, o objectivo principal do acordo é promover o crescimento económico sustentável através do desenvolvimento do conteúdo local em Moçambique, com foco especial em Cabo Delgado. O Access Bank comprometeu-se a gerir fundos para financiar empresas locais e projectos comunitários, implementando programas de inclusão e literacia financeira.
Tarcísio Mahanhe, director de banca corporativa do Access Bank, destacou a importância do acordo para o desenvolvimento regional, enfatizando o papel crucial do capital privado no financiamento de Pequenas e Médias Empresas e no estímulo ao desenvolvimento local. Para Marco Abalroado, administrador-delegado do Access Bank Moçambique, a participação no MEIS e a assinatura do memorando reforçam o compromisso do banco com a inclusão financeira e o crescimento sustentável da região.
Durante o evento, Tarcísio Mahanhe contribuiu activamente para um painel sobre financiamento de megaprojectos em Moçambique, sublinhando a necessidade de quadros regulamentares claros para catalisar investimentos e desenvolvimentos tecnológicos na região.
“O Mozambique Energy & Industry Summit proporcionou um espaço de debate sobre o panorama energético da região, impacto ambiental, desenvolvimento socioeconómico, oportunidades de investimento, economia azul, mineração e parques industriais em Cabo Delgado”, lê-se na nota.