google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Quarta-feira, Julho 2, 2025
spot_img

FMI ajusta a previsão do crescimento da economia mundial para 3,3% em 2025

O Fundo Monetário Internacional (FMI) ajustou ligeiramente para cima sua previsão de crescimento da economia mundial para 3,3% em 2025, alertando, entretanto, sobre os riscos de uma inflação elevada manter as taxas de juros altas por mais tempo. A informação foi divulgada nesta Terça-feira, 16 de Julho, pelo portal Notícias ao Minuto.

Segundo o FMI, a previsão de crescimento económico global para este ano permanece em 3,2%, conforme a actualização do relatório World Economic Outlook divulgada hoje.

A instituição financeira destaca que a persistência dos preços elevados nos serviços dificulta a normalização da política monetária, especialmente quando a Reserva Federal dos EUA ainda não reduziu os juros, ao contrário do Banco Central Europeu.

“Os riscos ascendentes para a inflação aumentaram, elevando assim a perspectiva de taxas de juro mais altas por um período de tempo ainda mais longo, no contexto da subida das tensões comerciais e da crescente incerteza política”, afirmou a instituição em comunicado.

Para gerir esses riscos e preservar o crescimento, o FMI recomenda uma combinação de políticas cuidadosamente sequenciada para alcançar a estabilidade de preços e repor os amortecedores diminuídos.

O relatório do FMI indica que a actividade económica está evoluindo de maneiras diferentes entre as maiores economias: no primeiro trimestre do ano, houve surpresas negativas nos Estados Unidos e no Japão, enquanto na Europa e na China foram observados alguns sinais de recuperação.

A previsão do FMI para a economia dos EUA em 2024 é de um crescimento de 2,6%, uma revisão em baixa em comparação com os números de Abril, enquanto a previsão para a Zona Euro permanece em 0,9%.

Noticias Relacionadas

Moçambique entre os 10 países africanos com maior melhoria no Saldo Orçamental em 2025

Moçambique integra a lista das dez economias africanas que...

IDE em África cresce 75% e atinge novo recorde

O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em África registou um...

Liberalização gradual da conta capital deverá atrair mais de 88 mil milhões de meticais em divisas em 2025

Ministra Carla Louveira defende liberalização da conta capital...

BdM: Exportações de bens renderam a Moçambique 8,2 mil milhões de dólares em 2024

As vendas de bens realizadas pela economia moçambicana para...