Tuesday, June 16, 2026
spot_img

Rendimentos das exportações de algodão diminui em 56% em três meses, totalizando 3,7 milhões de dólares

As exportações de algodão de Moçambique registaram uma queda significativa de 56% no primeiro trimestre de 2024, totalizando apenas 3,7 milhões de dólares. Este valor representa uma redução de 4,7 milhões de dólares em comparação com os 8,4 milhões de dólares obtidos no mesmo período do ano passado, conforme indicam os dados divulgados pelo Banco de Moçambique e compilados pela Lusa.

O relatório do Banco de Moçambique, citado pelo : O PAÍS, destaca que a queda nos rendimentos foi impulsionada pela diminuição de 1,4% no preço da fibra de algodão no mercado internacional. Apesar do aumento de 36,2% no volume exportado, a redução nos preços afectou negativamente os ganhos totais.

Francisco Ferreira dos Santos, presidente da Associação Algodoeira de Moçambique (AAM), ressaltou a importância do algodão para a economia do país, descrevendo-o como uma cultura essencial com uma cadeia de valor significativa. “O algodão é quase que sagrado, desempenhando um papel catalisador tanto na economia quanto na demografia”, afirmou Santos, mencionando que, historicamente, o algodão tem gerado entre 30 e 50 milhões de dólares em exportações anuais nos últimos dez anos.

Noticias Relacionadas

Fitch desce ‘rating’ de Moçambique para ‘CC’ e agrava percepção de risco de crédito

A agência internacional de notação financeira Fitch Ratings rebaixou...

Aprovados novos salários mínimos

O Governo acaba de aprovar novos salários mínimos, com...

Perspectivas Económicas para 2026 juntam parceiros e classe empresarial no BCI

O BCI acolheu, esta Terça-feira (15), no seu Auditório,...

Moçambique e Banco Mundial selam nova parceria estratégica avaliada em seis mil milhões de dólares

Ministra das Finanças, Carla Loveira, reuniu-se em Washington com...