Quinta-feira, Setembro 19, 2024
spot_img

Deccan Gold Moçambique exporta a sua primeira carga de minério de lítio para a China

A Deccan Gold Mines também planeia expandir a sua oferta de produtos para incluir outros minerais críticos como o tântalo, o césio, o gálio e o berílio.

As acções da Deccan Gold Mines Ltd informaram as bolsas de valores que a sua subsidiária, a Deccan Gold Mozambique LDA, anunciou a sua primeira exportação bem sucedida de minério de lítio (com um grau de 2,5% Li2O) para a China.

A quantidade exportada foi de 150 toneladas provenientes de uma das suas áreas licenciadas em Moçambique.

“A exportação inicial marca um momento crucial para a DGML, à medida que continuamos a expandir as nossas operações e a satisfazer a crescente procura global de lítio, um componente crítico na produção de baterias para veículos eléctricos e sistemas de armazenamento de energia renovável”, afirmou a Deccan Gold Mines no documento de troca.

A unidade da Deccan Gold Mines em Moçambique planeia agora aumentar os envios para cerca de 1.000 toneladas por mês num “futuro próximo”. A linha de produtos incluirá em breve Spodumene de alto grau com um teor de 4% Li2O e lepidolita com um teor de 2% Li2O, aumentando ainda mais seu portfólio e presença no mercado.

A Deccan Gold Mines também disse que o trabalho de exploração está ativamente em andamento em todas as suas áreas licenciadas em Moçambique. Uma amostra a granel está também a ser enviada para a África do Sul para testes de beneficiamento, a fim de determinar o fluxo ideal do processo da fábrica.

A fábrica de processamento da empresa, com uma capacidade de 100 toneladas por dia, deverá estar operacional até ao final de 2025.  É provável que a fábrica produza cerca de 7.000 toneladas por ano de concentrado de alto grau (4% – 5% Li2O).

“Além disso, o fluxo do processo será orientado para a produção de concentrados de tântalo, césio, gálio e berílio. O estabelecimento desta fábrica não só aumentará a nossa capacidade de produção, como também reforçará a nossa capacidade de fornecer concentrado de lítio de alta qualidade e subprodutos associados ao mercado global”, afirmou a Deccan Gold Mines no documento de registo da bolsa.

A Deccan Gold Mines também planeia expandir a sua oferta de produtos para incluir outros minerais críticos como o tântalo, o césio, o gálio e o berílio, minerais utilizados em várias aplicações de alta tecnologia, incluindo eletrónica, aeroespacial e tecnologias de energias renováveis.

Entrevistas Relacionadas

Gemfields: receita de 10,8 milhões de dólares em leilão de esmeraldas e desafios no mercado

A Gemfields, principal accionista da Montepuez Ruby Mining (MRM)...

Moçambique e Vietname reforçam cooperação com aumento de exportações de carvão

O Governo de Moçambique anunciou que o Vietname manifestou...

Syrah Resources regista prejuízo de 44,7 milhões de dólares no primeiro semestre

A mineradora australiana Syrah Resources, que opera no distrito...

Gemfields regista receita de 2,3 milhões de dólares em leilão de rubis e safiras de Montepuez

A Gemfields, empresa listada na Bolsa de Londres e...