Tuesday, September 1, 2026
spot_img

GAFI destaca melhorias em Moçambique na luta contra o financiamento ao terrorismo

O Grupo Internacional de Acção Financeira (GAFI) elogiou o “forte compromisso” de Moçambique em trabalhar para sair da chamada “Lista Cinzenta”, que inclui países com deficiências na luta contra o branqueamento de capitais e o financiamento ao terrorismo.

De acordo com o quinto relatório de progresso para Moçambique, consultado esta Segunda-feira, 7 de Outubro, pela Lusa, o país tem demonstrado um forte empenho em dedicar recursos e priorizar acções necessárias para cumprir seu Plano de Ação. “O país registou alguns progressos importantes, com seis itens de acção actualizados de forma parcial para ampla participação”, destaca o relatório.

O documento indica que os esforços de Moçambique resultaram em melhorias na supervisão baseada em risco. Além disso, o país avançou significativamente no fortalecimento da sua Unidade de Inteligência Financeira (UIF) e na capacidade de gerar estatísticas abrangentes sobre o número e a natureza das investigações de branqueamento de capitais.

Apesar dos avanços, o GAFI ressalta que Moçambique ainda precisa cumprir seis actividades remanescentes relacionadas às entidades de supervisão. O próximo relatório deverá ser apresentado no dia 24 de Novembro.

Moçambique entrou na “Lista Cinzenta” do GAFI em 22 de Outubro de 2022, devido à incapacidade de eliminar deficiências na luta contra o branqueamento de capitais e o financiamento ao terrorismo.

Noticias Relacionadas

FACIM 2026 leva 28 países e três mil empresas ao mercado moçambicano

28 países já confirmaram participação na 61.ª edição da...

Sector segurador cresce cerca de 8% em 2025 e atinge 24 mil milhões de Meticais

Dados oficiais indicam que o sector de seguros registou,...

Cabo Delgado lidera crescimento do emprego empresarial, mas Maputo mantém concentração da economia

O crescimento do tecido empresarial moçambicano começa a produzir...

Moçambique e ECA reforçam agenda de cooperação com foco no emprego, industrialização e execução

Moçambique e a Comissão Económica das Nações Unidas para...