Wednesday, September 2, 2026
spot_img

Empresas activas em Moçambique cresceram 2,2% para quase 92 mil em 2023 – INE

O número de empresas em atividade em Moçambique em 2023 cresceu 2,2%, face ao ano anterior, para 91.752, mas 29,7% estavam localizadas em Maputo, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com um relatório do INE com dados da actividade empresarial, só a cidade de Maputo concentrava no final do ano passado 27.263 empresas e estabelecimentos activos, um crescimento de 3,9% face a 2022.

Contudo, a província que mais cresceu foi a de Niassa, no norte do país, que fechou 2023 com 2.984 empresas e estabelecimentos em actividade, um aumento de 6,5% no espaço de um ano. Ainda assim, trata-se da província com menor actividade empresarial no país.

Em 2023, o número de pessoas ao serviço nas empresas e respectivos estabelecimentos chegou a 902.154, em todo o país, um aumento igualmente de 2,2% no espaço de um ano, sendo que, desses, 346.632 correspondiam à cidade de Maputo, equivalente a 38,4% do total e um aumento homólogo de 1,9%, segundo o INE.

Por outro lado, Niassa era a província com menos trabalhadores ao serviço destas empresas, 22.513, apesar do crescimento de 1,9% face a 2022. Do total das empresas contabilizadas pelo estudo do INE, 211 (0,2%) eram públicas ou estatais, 1.217 (1,3%) sociedades anónimas e 29.115 (31,7%) sociedades por quotas.

O relatório do INE contou ainda 8.486 (9,2%) sociedades unipessoais, 52.580 (57,3%) empresários em nome individual e 52 (0,1%) cooperativas.

Noticias Relacionadas

INE: Número de empresas activas em cresce 9,6%, mas microempresas continuam a dominar

O tecido empresarial moçambicano registou uma expansão significativa em...

Moçambique simplifica abertura e licenciamento de negócios e reduz burocracia

O Governo aprovou, na sexta-feira, uma ampla reforma do...

Empresas açucareiras moçambicanas liberalizam venda de açúcar após decisão regulatória

As empresas açucareiras moçambicanas associadas à Tongaat Hulett passaram...

Estado cria empresa pública para assumir controlo da importação de combustíveis

O Conselho de Ministros aprovou a criação da Empresa...