Moçambique e Alemanha assinaram novos compromissos de cooperação no valor de 89,45 milhões de euros, destinados a projectos de energia, clima e ajuda humanitária. O anúncio foi feito esta quinta-feira (09/10) pela embaixada alemã, na sequência das negociações governamentais bilaterais realizadas na quarta-feira, em Maputo.
Entre as prioridades estão o sector energético e o reforço da Parceria para o Clima e o Desenvolvimento, criada em 2024 para apoiar a transição energética, aumentar a resiliência climática e consolidar o papel de Moçambique como fornecedor regional de energia renovável na África Austral.
Citado no comunicado, António Bambissa, director para a Europa e Américas do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e chefe da delegação moçambicana, considerou a Alemanha um parceiro incontornável. Segundo o responsável, a cooperação contribui para as prioridades do Governo em áreas como energia, formação profissional, boa governação e assistência às pessoas deslocadas.
Por sua vez, Birgit Gerhardus, representante do Ministério Federal Alemão para a Cooperação Económica e o Desenvolvimento e chefe da delegação alemã, afirmou que os novos compromissos reforçam a parceria num ano em que os dois países assinalam 50 anos de relações diplomáticas.
A responsável destacou os resultados da cooperação energética, que terá contribuído para elevar a taxa de electrificação de Moçambique de 34% em 2019 para 66,9% actualmente. O apoio está também alinhado com a meta nacional de garantir acesso universal à energia até 2030.
A Alemanha e Moçambique cooperam há cerca de quatro décadas nas áreas do desenvolvimento e da ajuda humanitária. A parceria abrange ainda a governação financeira, a descentralização, a formação profissional, a promoção do emprego e o desenvolvimento dos sectores privado e financeiro, com enfoque na agricultura, energia e clima.
Outro eixo da cooperação é o apoio às pessoas deslocadas internamente no norte de Moçambique. Com os novos compromissos, Berlim reafirma o seu papel como um dos principais parceiros bilaterais do país nas áreas do desenvolvimento e da assistência humanitária.
Fonte: Lusa



