O vice-presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Onório Manuel, defende o reforço da industrialização nacional através da criação de parques industriais, atracção de investimento e produção local de componentes para os grandes projectos em operação no país.
A posição foi apresentada durante o painel “Incentivos ao Investimento e Industrialização dos Recursos Minerais em Moçambique”, realizado no âmbito da CAVAME-d 2026.
Onório Manuel destacou os avanços registados na província de Nampula, com particular atenção para o Parque Industrial de Topuito. O projecto foi iniciado há cerca de cinco anos em parceria com a Kenmare e pretende atrair novos investidores e estimular a actividade industrial.
O responsável da CTA referiu também que estão em curso esforços para desenvolver novos parques industriais em parceria com o Banco Mundial. A iniciativa procura criar condições para a instalação de unidades de produção e aumentar a capacidade de processamento local.
Produção local pode reduzir importações
Para Onório Manuel, Moçambique precisa de reduzir a dependência de componentes industriais importados.
Segundo o responsável, não faz sentido continuar a importar peças e componentes que podem ser produzidos localmente. A produção nacional poderá responder a parte da procura gerada pelos grandes projectos existentes no país.
A proposta passa por reforçar a ligação entre os megaprojectos e a indústria nacional. As empresas de grande dimensão poderão criar maior procura por fornecedores e fabricantes moçambicanos.
Esta abordagem poderá estimular o investimento produtivo e desenvolver novas empresas fornecedoras. Poderá também contribuir para a criação de empregos e para o aumento da capacidade industrial do país.
Recursos minerais devem gerar mais valor
A industrialização é apresentada como uma forma de aumentar o valor acrescentado dos recursos minerais explorados em Moçambique.
Em vez de depender apenas da exportação de matérias-primas, o país poderá desenvolver actividades de processamento e produção associadas. O objectivo é manter uma parcela maior do valor económico dentro da economia nacional.
Para a CTA, infra-estruturas industriais, investimento, conteúdo local e desenvolvimento da capacidade produtiva devem constituir pilares da estratégia de industrialização.
A concretização desta abordagem poderá contribuir para reduzir importações, fortalecer fornecedores nacionais e aumentar a competitividade das empresas moçambicanas.



