Domingo, Abril 28, 2024
spot_img

Moçambique será o único país da África Austral a crescer em 2020

A informação foi avançada pela Consultora Fitch Solutions, estimando que, apesar dos efeitos negativos da pandemia e da descida dos preços das matérias-primas, Moçambique registará, este ano, um crescimento de 0,2%.

À semelhança do que já havia sido avançado também pelo FMI, em junho deste ano, a consultora Fitch Solutions considerou, recentemente, que Moçambique conseguirá evitar uma recessão este ano. Será o único país da África Austral a conseguir crescer. “A Fitch Solutions antecipa que a África Austral seja a sub-região africana com o mais fraco desempenho económico na África subsaariana, quer em 2020, quer em 2021”, lê-se numa nota enviada aos clientes, e a que a Lusa teve acesso.

No relatório, os analistas desta consultora detida pelos mesmos donos da agência de notação financeira Fitch Ratings estimam um crescimento de 0,2% este ano em Moçambique, o único país que vai conseguir evitar um crescimento negativo devido aos efeitos da pandemia da covid-19 e à descida dos preços das matérias-primas, nomeadamente o petróleo.

Os analistas dizem que o crescimento de 0,2% antecipado para este ano é, ainda assim, “o mais baixo das últimas três décadas” e argumentam que a quebra de 3,3% no segundo trimestre deste ano deverá ser compensado com a actividade no segundo semestre, com o levantamento das medidas de distanciamento social.

Entrevistas Relacionadas

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês...

Moçambique e Angola propõem maior participação do sector privado para impulsionar relações económicas

Os Governos de Moçambique e Angola defenderam, nesta Terça-feira...

CTA procura expandir relação comercial com Portugal

A Confederação das Associações Económicas (CTA) expressou nesta o...

Relatório mostra que Banco Mundial detém 29% da dívida externa de Moçambique

Segundo o relatório sobre a dívida pública de 2023...